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Rede Municipal de Educação desenvolve projeto com a AABB Comunidade

O Município de Pato Branco está desenvolvendo em parceria com a AABB Comunidade, um projeto que atende 100 crianças do ensino fundamental das escolas municipais Gênesis, Vila Verde e Juvenal Cardoso. Na semana passada, professores e coordenadores que integram o projeto participaram de capacitação juntamente com os envolvidos das cidades de Assaí, Ubiratã, União da Vitória, Porto União e Palmas.

Além da etapa de capacitação, o projeto utiliza toda a estrutura da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), quadras, ginásio e espaços verdes. O intuito é oportunizar, em horários opostos ao do ensino regular, oficinas de gaita, jogos pedagógicos, esportes, entre outros. As crianças recebem alimentação, uniforme e transporte, que fica sob responsabilidade do Município.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, avalia a parceria com a AABB Comunidade. “Os alunos terão a possibilidade de usufruir de espaço privilegiado, para o desenvolvimento das oficinas do tempo integral, além de receber kits de uniformes e materiais. Isso faz a diferença”, afirma.

Para Carla Casado, que pertence ao Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e foi uma das professoras formadoras, a capacitação desenvolvida teve o intuito de despertar nos envolvidos formas de construir as atividades a partir de uma teoria construtivista.

“Nós repassamos aqui a base conceitual que irá conduzir os trabalhos. A partir do que realizamos, os professores poderão desenvolver atividades que despertem as crianças para serem protagonistas de suas histórias. Que conheçam a realidade local em que estão inseridas e que, a partir disso, sejam transformadoras sociais”, explicou Carla.

O projeto é anual, em que participam crianças do primeiro ao quinto ano, sendo 50 no período da manhã e 50 no período da tarde. O formato é inovador e pretende, de acordo com a Teoria Construtivista, construir o saber de forma integral, levando em consideração o meio em que a criança está inserida e, a partir dele, desenvolver suas aptidões. Nele, a criança é sujeito no processo de aprendizagem.

 

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