Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Mais de 8 mil alunos retornaram às aulas na Rede Municipal de Pato Branco

Após o período de férias, as 26 escolas municipais e os 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Pato Branco voltaram a funcionar nesta quinta-feira, dia 15. Desde as primeiras horas da manhã, professores e equipes da Rede Municipal de Educação receberam os 8.500 alunos, que estão matriculados no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, além da continuidade de programas inovadores, como o Clique Conhecimento e as oficinas de robótica aos 4º e 5º anos, terão sequência os projetos de Educação Integral, a Escola Municipal de Artes e a AABB Comunidade. “Pretende-se realizar, na rede municipal, três novos projetos: um de Educação Ambiental, outro de Educação para o Trânsito e outro de Musicalização”, adianta Heloí.

Das 8.500 vagas, 4.500 referem-se a alunos matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e 4.000 na Educação Infantil (0 a 5 anos). Neste ano, cerca de 400 novas vagas foram ofertadas nos CMEIs. A secretária Heloí, lembra que o Município segue investindo na infraestrutura da educação pública, visando atender a demanda existente na cidade, com qualidade. “Estamos dando sequência à construção do CMEI no bairro São Francisco e das escolas nos bairros São João, Parque do Som e São Francisco”, pontuou.

Desde 2013, foram inaugurados, em Pato Branco, dois novos CMEIs, nos bairros São Cristóvão e Parque do Som e duas novas escolas, no bairro Veneza e na comunidade de Passo da Ilha. Essa estruturação, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, possibilitou a criação de aproximadamente 500 novas vagas.

Heloí lembra, ainda, que em fevereiro, os professores, equipe administrativa, pedagógica, motoristas do transporte escolar, merendeiras, zeladoras, monitores, coordenadores e diretores, prepararam os educandários para o recebimento das crianças, e também participaram da Semana Pedagógica, com cursos, palestras e capacitações.

“As crianças estavam sendo aguardadas com muito carinho e expectativa, pois toda a equipe da educação trabalhou e refletiu sobre a atuação pedagógica, em momentos diferenciados de capacitação, visando o direito primordial das crianças, que é o da aprendizagem”, evidenciou Heloí.

Em 2015, Pato Branco obteve uma importante conquista para a educação pública municipal: o melhor IDEB do Paraná, entre cidades de médio porte. A Rede Municipal de Educação alcançou a média de 7,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A evolução foi grande, considerando que, em 2013, a média era 5,9. Para melhorar o desempenho, desde 2013, diversas ações foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários