Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Mais de 300 alunos se formam no Proerd

Em Pato Branco, primeira turma de alunos de 2018 do Programa Educacional de Resistência às Drogas se formou na terça-feira, dia 15

 

Na terça-feira, dia 15, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a Polícia Militar do Paraná e com o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), realizaram a formatura de 358 alunos da Rede Municipal de Educação, que participaram das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).  Além das autoridades e dos alunos, participaram da formatura os pais e padrinhos dos formandos. Esta foi a primeira formatura do projeto neste ano, que tem ciclos trimestrais. Até o final de 2018, cerca de mil alunos participarão da iniciativa, que aborda a prevenção e o enfretamento às drogas, à violência e ao bullying.

Para a secretária de Educação e Cultura de Pato Branco, Heloí Aparecida De Carli, projetos e programas como o Proerd possibilitam o conhecimento e o desenvolvimento das crianças enquanto cidadãos. “Queremos oferecer capacitações nas mais diversas áreas e o Proerd é uma oportunidade ímpar de formação, pois previne e fortalece o pré-adolescente para que ele diga não às drogas”, disse a secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli.

As aulas, de acordo com a soldado e instrutora do Proerd, Luciana Savitski, têm uma metodologia própria, envolvendo teoria e prática. A intenção é oferecer um espaço onde as crianças possam se informar sobre os malefícios das drogas e se sintam seguras para compartilhar experiências, esclarecendo dúvidas e buscando ajuda, quando for o caso.

Na formatura, ela enalteceu a participação e o apoio dos familiares. “Nesta primeira formatura de 2018, sentimos a sensação de dever cumprido, pois é muito importante reunirmos essas forças positivas da sociedade. Esse é um momento muito feliz, porque estamos presenciando a família unida, contemplando essa conquista junto com a Escola e a Polícia Militar”, comemorou a soldado Savitski.

Ensinamentos para a vida

Ivanir de Fátima Rodrigues contou que os dois filhos mais velhos já participaram de edições anteriores do Proerd. Ela disse estar muito satisfeita, pois o filho Samuel Martins, aluno do 5º ano da Escola Municipal Santos Dumont, teve a mesma oportunidade que os irmãos. “Enquanto família, nós conversamos muito e sei que o curso oportuniza um saber mais completo, pois ele me contava como eram as aulas e o que ele aprendia. Então, posso dizer que o Proerd é importante na orientação das nossas crianças, ajudando os pais na preparação deles para o mundo, longe das drogas, da bebida e da violência”, ressaltou Ivanir.

A professora do 5º ano da Escola Municipal Alvorada, Adaiana Franciscon, disse que os alunos estavam sempre empolgados com as aulas. “Eles ficavam ansiosos esperando pelos encontros e é possível perceber isso através das redações que eles escreveram, onde ficou evidente a preocupação com drogas e com o bullying, por exemplo. Foi uma experiência muito válida”, avaliou a professora.

Para a aluna do 5º ano da Escola Santos Dumont, Pamela Vitória Koslowski, 11 anos, participar do Programa fez a diferença. “O que eu aprendi no Proerd eu vou levar para toda a minha vida, principalmente sobre os malefícios das drogas e os processos escutativos e de tomada de decisões”, explicou Pamela.

Richard Gabriel Fernandes Machado, 13 anos, é aluno do 5º ano da Escola Municipal Alvorada e disse que para ele os encontros também demonstraram a importância do zelo com os amigos. “Além de entender por que devemos ficar longe das drogas e das bebidas alcoólicas, aprendemos que é importante sermos exemplo e ajudarmos nossos amigos também”, falou Richard.

A solenidade de formatura contou com estudantes das escolas Alvorada, Gênesis, Gralha Azul, Irmã Dulce, São João Batista de La Salle, Santos Dumont, São Cristóvão, União, Veneza e Vila Verde. Mais informações sobre a atuação do Proerd, basta entrar com contato com a Secretaria de Educação e Cultura, junto à Prefeitura de Pato Branco, ou pelo telefone 3220-1557.

Premiações

Para finalizar o projeto, todos os alunos escreveram redações e as melhores de cada turma foram premiadas. Cada aluno recebeu de presente um leão de pelúcia, símbolo do Proerd. Os vencedores de cada turma formam:

• Escola Municipal Alvorada

5º A – Julia Zygoswiki

5º B – Camila Gonçalves Santos

5º C – Leonardo Avila Tuski

• Escola Municipal Gênesis

5º A – Vitória Emanuella Filipin de Souza

5º B – Alinne Antunes dos Santos

• Escola Municipal Gralha Azul

5º A – Maurício Miguel Duarte da Silva Gomes

• Escola Municipal Irmã Dulce

5º A – Maria Fernanda Pinto Guedes

• Escola Municipal La Salle

5ª A – Natan Gabriel Zmieski Grein

5º B – Nicolas Moraes de Lima

• Escola Municipal Santos Dumont

5º A – Cristiane de Souza Rocha

• Escola Municipal São Cristóvão

5º A – Eloise Ferraz de Oliveira

5º B – Elizangela Eduarda da Silveira

• Escola Municipal União

5º A – Yndaiá Amaral

• Escola Municipal Veneza

5º A – Brenda Martins dos Santos

• Escola Municipal Vila Verde

5º A – Willian Pereira Vargas

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários