Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Escola Jardim Primavera promove Feira de Ciências voltada à Educação Ambiental  

As professoras das disciplinas de Ciências, História e Geografia, da Escola Municipal Jardim Primavera, realizaram trabalhos com todos os alunos para serem expostos na Feira  

 

A empolgação dos alunos contagiava os visitantes da Feira de Ciências, promovida pela Escola Municipal Jardim Primavera na última sexta-feira, dia 26. Os trabalhos realizados por meio das disciplinas de Ciências, História e Geografia, foram expostos para serem vistos por toda a escola e visitantes. Foram desenhos, cartazes e maquetes, sobre meio ambiente, sistema solar, relevo e vulcões, explicações sobre separação do lixo e compostagem. A variedade de trabalhos foi abrangente e a atividade contou com a participação das famílias.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirma que projetos de ensino, como o desenvolvido pela Escola, realizam a transversalidade da Educação Ambiental com os demais conteúdos dos diversos anos escolares, sendo oportunidades privilegiadas de construção de conhecimento pelas crianças, que extrapolam o espaço da sala de aula e da própria escola, para pesquisar, refletir e sistematizar conteúdos, ampliando seu universo de saberes. “É a escola cumprindo com o seu papel de ensinar a aprender, a conhecer, a conviver e, sobretudo ensinando a ser”, ressaltou a secretária.

As professoras Patrícia Loregian, Marle Terezinha Maffra, Ivane Caminski Dal Piva e Ereni Koslinski Redivo, foram as idealizadoras do projeto e promoveram atividades com os alunos de todas as séries. “Desde o início do ano, desenvolvemos muitas ações, trabalhando, principalmente, a conscientização sobre a coleta seletiva do lixo e, a partir dela, diversos temas envolvendo todo o meio ambiente, para a preservação e conservação. Percebemos que eles possuíam muitas dúvidas sobre o tema e que elas foram sendo esclarecidas com o andamento do projeto”, contou Patrícia Loregian, referindo-se também ao Projeto de Educação Ambiental que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, envolvendo as 26 escolas da rede pública municipal de Pato Branco.

A atividade também envolveu as famílias. “A participação das crianças foi intensa, dispostas a trabalhar, aplicadas nos conteúdos e unidas. É possível perceber, em cada uma, a felicidade ao ver seus trabalhos expostos, até porque foi algo que ultrapassou a sala de aula e contou com a colaboração dos pais, envolvendo a família na construção dos projetos”, ressaltou Patrícia.

Vinicius Gabriel Loch, aluno do 5º ano, e seu colega Leonardo Aguiar Ferreira, construíram, juntos, um vulcão. “Quando as professoras nos falaram da atividade, na hora pensamos em fazer um vulcão e pesquisamos na Internet como ele deveria ser feito. Compramos argila, montamos na maquete e aprendemos quais produtos utilizar para fazer ele entrar em erupção”, explicou Vinicius. As sessões de erupção do vulcão eram aguardadas pelos outros alunos que, ao ver a “lava” explodindo e escorrendo, exclamavam de surpresa.

Para Esther Karoline Favero Rodrigues da Silva, também do 5º ano, que fez uma maquete do Rio Amazonas, a atividade promoveu o compartilhamento do conhecimento, cuja pesquisa contou com o auxílio do tablet educacional do Programa Clique Conhecimento. “Eu pesquisei muito nos livros e no tablet, aprendi muitas informações sobre o assunto e agora estou transmitindo tudo isso aos meus colegas, assim como estou aprendendo muitas coisas que eles estão apresentando”, contou Esther.

Na ocasião, Ladi Angelo Colla, Presidente do Rotary Clube Pato Branco Araucária, juntamente com demais membros da entidade, estiveram no local, entregando uma Geloteca. “Nossa intenção é incentivar a leitura e estamos satisfeitos em ver as crianças aproveitando os livros e se divertindo com eles”, disse ele. A Geloteca, de acordo com o presidente, é uma ação desenvolvida pelo Rotary há três anos, onde uma geladeira é adesivada e utilizada como estante para os livros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários