Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Depatran leva educação no trânsito para a sala de aula

Desde 2014, o Município de Pato Branco promove atividades de educação no trânsito para os alunos da Rede Municipal

 

As aulas de Educação no Trânsito realizadas pelo Município de Pato Branco, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran) e da Secretaria de Educação, promovem a participação atenta dos alunos da Rede Municipal. Relatos de situações vividas por eles, enquanto pedestres e passageiros, diversos questionamentos e muita curiosidade sobre a sinalização, tornam as aulas participativas e esclarecedoras. A iniciativa busca conscientizar os alunos sobre os cuidados necessários ao se movimentar pela cidade. O aprendizado é levado para casa, em que os pequenos cidadãos acabam sensibilizando suas famílias.

As atividades, realizadas desde 2014, contemplam aspectos teóricos e práticos, com vídeos educativos, palestras, explicações sobre placas e sinalizações, entre outras ações. As crianças também são levadas para um passeio pelas ruas do bairro, aprendendo a andar pelas calçadas e atravessar as vias. A atividade também contempla um circuito de trânsito, onde os alunos, de bicicletas ou triciclos, conforme as idades, participam de uma simulação de trânsito, com semáforos, faixa de pedestres e sinalizações horizontais e verticais.

O diretor do Depatran, Valtamiro Wanderlei Santana, explica que as aulas são adequadas conforme a faixa etária das crianças e contribuem de maneira positiva, pois os alunos, depois de instruídos sobre a sinalização e o comportamento no trânsito, acabam influenciando condutas do cotidiano da própria família. “Nosso objetivo, como órgão de trânsito, é que essas crianças que hoje são instruídas, possam contribuir para a melhoria do trânsito num futuro próximo. Para isso, os instrutores do Depatran procuram aplicar os ensinamentos de forma lúdica e constatam que as crianças interagem com entusiasmo”, avaliou Santana.

A diretora da Escola Municipal Gênesis, Renata Menetrier, afirma que as aulas ajudam a formar cidadãos mais conscientes. “Nossa cidade cresce constantemente e com o projeto, de forma lúdica, as crianças aprendem a se movimentar, agora como pedestres, mas, futuramente, elas serão os motoristas. Por isso, é importante que estejam preparadas para fazer um trânsito seguro”, ressaltou a diretora.

Mariah Terezinha da Rosa, 08 anos, é aluna do 4º ano da Escola Municipal Gênesis e, após participar da aula teórica e do passeio pelo Bairro Pinheirinho, disse ter gostado da atividade. “Aprendemos sobre o trânsito e os cuidados necessários para andar nas nossas ruas. Também aprendemos sobre o respeito com as sinalizações e com as pessoas. É muito bom participar e aprender junto com os colegas”, contou ela.

Pato Branco possui 26 escolas municipais e o projeto de Educação no Trânsito atende 1.797 alunos. Destes, 854 são alunos dos 2º anos e 943 dos 4º anos. Para mais informações, basta entrar em contato com o Departamento de Trânsito (Depatran), através do 3902-1355 ou 3902-1350.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários