Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Alunos são premiados em concurso do Projeto Televisando 2017

Nesta terça-feira, dia 24, foi realizada a entrega da premiação aos vencedores do Projeto Televisando 2017, promovido pela RPC TV, em parceria com o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os vencedores foram: Pedro Henrique da Silva Santos, aluno do 4º ano, da Escola Municipal Veneza, na categoria “História em Quadrinhos” e Bruna Juliana Seitz, aluna do 3º ano, da Escola Municipal José Fraron, na categoria “Ilustração”.

O Televisando deste ano teve como tema “Viver bem, que mal tem?”. Os professores desenvolveram a temática em sala de aula com os alunos e realizaram atividades, em parceria com as famílias. Foram 400 participantes da Rede Municipal de Educação de Pato Branco. Os alunos e professoras responsáveis pelas turmas foram premiados com tablets, certificado de participação, camisetas e troféus.

A secretária municipal de Educação e Cultura de Pato Branco, Heloí Aparecida De Carli, afirma que a premiação é um estímulo. “Tanto as professoras estimularão suas turmas em outros momentos, quanto os alunos premiados terão incentivo para desenvolver seus talentos”, ressaltou.

A professora Elisangela Fraron Costa, da Escola Municipal José Fraron, explica que seguiu toda a metodologia do projeto e, dentro da temática, utilizou como foco a “alimentação saudável”. “Durante vários dias, pesquisamos sobre o assunto, inclusive, sobre os agrotóxicos. Realizamos, também, uma apresentação teatral para os demais alunos da escola com informações de como ter uma horta em casa. Ao final, cultivamos mudas de temperos que eles puderam levar para casa e, junto com as famílias, realizar o plantio e os cuidados”, contou a professora.

Plantar as mudas foi a inspiração para a vencedora da categoria “Ilustração”. O desenho feito por Bruna registrou ela, a mãe e o irmãozinho, plantando e cuidando das mudas de temperos na horta de casa. “Eu sempre desenho e adorei ganhar um prêmio por fazer algo que gosto tanto”, disse Bruna.

A mãe da aluna, Lilian Seitz, disse que sentiu muito orgulho. “Ela realmente se dedicou à proposta e eu fiquei muito emocionada e alegre com a conquista dela, já que, em casa, a principal atividade dela é desenhar e pintar. Além de gostar muito, ela é bastante criativa e realiza ótimos trabalhos”, afirmou Lilian.

O vencedor na categoria “História em Quadrinhos”, Pedro Henrique, utilizou como inspiração para seu trabalho a merenda escolar. “Eu escrevi e desenhei o agricultor fazendo a colheita de seus produtos e o caminhão da merenda escolar, realizando a entrega deles em nossa escola”, explicou o aluno.

De acordo com a responsável pelo Projeto Televisando, Elaine Tezza, o intuito do mesmo é formar pessoas críticas, realizando reportagens especiais e trabalhos pedagógicos em que todos os envolvidos são convidados a refletir.

“Queremos formar uma consciência crítica nos alunos. Para isso, desenvolvemos o projeto, oferecendo uma formação continuada aos professores. Os que tiveram interesse, puderam participar do concurso, desenvolvendo e enviando os trabalhos dos seus alunos. A participação das escolas de Pato Branco foi significativa, por isso estamos felizes em estar aqui realizando a entrega desses prêmios”, conclui Elaine.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários