Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Alunos da Rede Municipal de Educação de Pato Branco são finalistas de concurso nacional

Estudantes foram premiados, na etapa regional, do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA)

A etapa regional, dos concursos de Desenho e Redação, do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) 2019, que aconteceu entre julho a agosto, premiou quatro alunos da Rede Municipal de Educação de Pato Branco. A premiação foi realizada pela Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sudoeste do Paraná (Arias), entidade que promoveu o programa em 42 municípios da região. No Brasil, 2.571 escolas da rede pública municipal, de 323 municípios e 23 estados, se inscreveram no PEA. Em Pato Branco, 12 escolas participaram das atividades, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O PEA começou a ser realizado em 2002, juntamente com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), com o objetivo conscientizar professores e alunos, de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, para a responsabilidade compartilhada dos diversos atores da sociedade na gestão sustentável de embalagens vazias e outros resíduos sólidos. Os estudantes foram contemplados com material de apoio e trabalharam a temática “A minha cidade ideal onde tudo é sustentável”, na modalidade de Desenho (4º anos) e Redação (5º anos).

Rafael Southier, da Escola Municipal José Fraron, foi o primeiro colocado no concurso de Redação; Geovani Brunetto, da Escola Municipal São Luís, conquistou a primeira colocação no Desenho; e Miguel Leonarchi e Evelyn Zardo, da Escola Municipal Vila Verde, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, no concurso de Desenho. Na etapa regional, foram 450 redações e 510 desenhos inscritos. Os alunos receberam as seguintes premiações: 1º lugar, uma bicicleta; 2º lugar, uma camiseta personalizada do time de futebol; e 3º lugar, uma mochila com o nome do programa.

Os desenhos e as redações, finalistas da etapa regional, seguem agora para a etapa nacional, onde serão avaliados por uma comissão julgadora, em São Paulo, que reconhecerá os três desenhos e as três redações mais interessantes do Brasil e divulgarão os resultados, a partir da segunda quinzena de outubro.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, destacou a importância da participação das escolas nos projetos desenvolvidos por entidades da sociedade civil organizada e outras parceiras, por oportunizar a vivência de experiências e a realização de atividades de forma significativa, o que gera transformação de comportamentos.

A executiva na Arias, Raquel Ferreira, enfatizou que o trabalho da associação é realizar o sistema de logística reversa, focando nas ações de educação ambiental nas escolas e universidades. “A sociedade precisa trabalhar a questão do meio ambiente como um todo e, com programas como esse, conscientizamos as crianças a pensarem e colaborarem para termos um mundo sustentável”, destacou.

Conscientização

Rafael Southier, que participou de um concurso de redação pela primeira vez, contou que o PEA foi trabalhado de maneira dinâmica, facilitando o entendimento sobre o assunto e proporcionando subsídios para desenvolver o texto. “Eu não pensei que fosse ganhar. É um tema sério para discutir com crianças, mas foquei no assunto e tive essa conquista. O mundo está precisando de mais crianças que queiram ajudar os outros a saberem, o que é sustentabilidade. Estou muito feliz e empolgado com o resultado”, salientou.

A diretora da Escola Municipal José Fraron, Diane Cristina Pissinin, ressaltou que a instituição de ensino participa de vários projetos sobre sustentabilidade, pois o aluno, hoje, já é conscientizado sobre a importância desta temática desde pequeno. “A escola fica extremamente feliz com essa conquista e, quando a professora trabalha de forma correta em sala de aula, os resultados são positivos. Mesmo aqueles alunos que não ganharam, são estimulados a estudar cada vez mais quando veem um colega seu ganhando”, avaliou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários