Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Alunos da Escola Jardim Primavera aprendem Matemática de um jeito lúdico

Na sexta-feira, dia 06, foi o Dia Nacional da Matemática. Em alusão à data, a Escola Municipal Jardim Primavera mobilizou alunos e professores para realizar atividades lúdicas, com o intuito de estimular nas crianças o gosto pela disciplina. As ações contaram com a participação dos acadêmicos de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que contaram histórias, desenvolveram brincadeiras, jogos e desafios.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirma que metodologias alternativas devem estar presentes na construção do conhecimento. “Mais do que novas formas de aprender, devemos perceber essas atividades como complementares ao ensino, pois a criança se torna protagonista do processo, sendo muito mais participativa, desenvolvendo suas capacidades plenamente”, ressaltou.

A diretora da Escola Municipal Jardim Primavera, Cleonice Tatto, afirmou que o intuito da atividade foi promover um olhar diferenciado para a matemática, mostrando como ela útil e aplicável no cotidiano. “Queremos mudar a percepção que muitos alunos têm da disciplina, de forma agradável e com brincadeiras, despertando o interesse pela matemática”, ressaltou.

A professora da Escola Jardim Primavera, Evonete Lurdes Badia Olivo, supervisora dos acadêmicos do PIBID e coordenadora das atividades, contou que este é o terceiro ano que desenvolve as ações e que os alunos sempre aprovam. “Eles adoram os jogos e os desafios que reforçam os conhecimentos, desenvolvem capacidades e promovem raciocínio rápido e lógico, habilidades que possibilitam compreender a matemática mais facilmente”, explicou.

As alunas do 5º ano, Maria Luiza Pfaffenzeller e Maria Gabriela Dums, adoraram as atividades propostas. “É uma maneira diferente e gostosa de aprender, é muito bom”, disse Maria Luiza. “Matemática já é minha matéria favorita e, com as brincadeiras e desafios, eu acabo gostando ainda mais, porque é divertido e meu raciocínio fica muito melhor”, explicou Maria Gabriela.

Além dos jogos de tabuleiros, os alunos dos 5º anos, através do tablet do programa municipal Clique Conhecimento – Oportunidade em nossas mãos, utilizaram aplicativos educacionais nas atividades. A programação especial aconteceu durante todo o dia e com todas as turmas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários