Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município promove aulas de educação no trânsito nas escolas

As atividades desenvolvidas pelo Depatran desde 2014, são voltadas para os alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Educação

 

Desde 2014, o Município de Pato Branco, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran) e da Secretaria de Educação e Cultura, vem desenvolvendo um trabalho voltado à educação no trânsito de alunos da Rede Municipal de Educação. A iniciativa busca conscientizar os pequenos sobre os cuidados necessários ao se movimentar pela cidade, seja enquanto pedestres, ciclistas ou passageiros dos veículos.

O Depatran participa com um circuito de trânsito em diversos eventos promovidos pelo Município e, também, nas escolas, trabalhando com as mais diversas faixas etárias. No circuito, os alunos, de bicicletas ou triciclos, conforme a idade, participam de uma simulação de trânsito, com semáforos, faixa de pedestres e sinalizações horizontais e verticais. O projeto, que é denominado “O bairro onde eu moro”, contempla alunos dos 4º anos das escolas municipais.

As aulas compreendem aspectos teóricos e práticos, com vídeo educativo e explicações sobre placas e sinalizações. Depois, as crianças são levadas para um passeio pelas ruas do bairro, aprendendo a andar pelas calçadas e atravessar as ruas, conforme explica a responsável pelo projeto, coordenadora de Educação para o Trânsito do Depatran, Sandra Elisabete Galhart de Deus.

“Nesta faixa etária, as crianças já estão percebendo a cidade e estudando o espaço em que vivem. O nosso principal objetivo é informar e conscientizar, para que elas aprendam corretamente e se tornem fiscalizadoras, cobrando dos pais e responsáveis que eles também tenham essa postura. Nossa intenção também é que, futuramente, quando elas fizerem a carteira de motorista, tornem-se motoristas mais responsáveis e conscientes de seu papel no trânsito”, afirma Sandra.

Para Lara Ribeiro de Camargo, de 10 anos e aluna do 4º ano da Escola Municipal Rocha Pombo, as atividades de conscientização agregam muitas informações sobre o trânsito. “Eu gosto muito, principalmente porque atravessamos as ruas prestando mais atenção e aprendemos como fazer tudo certinho”, conta.

Também da Escola Municipal Rocha Pombo, o aluno do 4º ano, Yan do Amaral, 9 anos, afirma que gosta de participar das aulas. “Acho tudo muito interessante, mas o que eu mais gosto é de aprender sobre as placas e sinalizações”, diz.

Para a professora do 4º da Escola Municipal Rocha Pombo, Janete Diane Frizon, a atividade vem ao encontro do que é proposto em sala de aula, especialmente porque as crianças levam o que aprendem para as famílias. “Eles já têm o conhecimento e com as aulas colocam em prática. Além disso, acabam cobrando que os pais tenham as atitudes corretas no trânsito”, explicou a professora.

Pato Branco possui 26 escolas municipais. No projeto, 893 alunos, dos 4º anos, participam das aulas de educação no trânsito. Para mais informações, basta entrar em contato com o Depatran, pelo 3902-1355.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários