Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Município de Pato Branco promoveu Formação Continuada na Educação Infantil

 

O Município de Pato Branco, através da Secretaria de Educação e Cultura e do Departamento de Educação Infantil, realizou, conforme calendário escolar, a Formação Continuada na Educação Infantil, voltada a toda equipe de profissionais que compõem os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), professores, merendeiras, coordenadores, zeladores, entre outros.

A formação, realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), iniciou na quarta-feira, 25, com o tema: Clima Escolar: Educar com amor e coerência diante dos direitos e deveres humanos, abordado pela professora doutora Sueli Ribeiro Comar. Na quinta-feira, 26, o tema abordado pela professora Eliane Cher Vambommel foi: Literatura Infantil e, nesta sexta-feira, dia 27: Histórias de Amor e Ternura na Infância, também com a professora doutora Sueli Ribeiro Comar.

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Denise Tombini o momento é fundamental. “A formação continuada oferece uma reflexão sobre o trabalho pedagógico, evidenciando a importância de estar sempre buscando novos conhecimentos, pois as crianças mudam constantemente, sempre com novas necessidades, e os professores precisam estar atentos às novas demandas”, ressaltou a coordenadora.

Denise explica, ainda, que a formação extensiva aos demais profissionais que atuam nos CMEIs tem a intenção de unificar os trabalhos. “Toda a equipe deve ter como compromisso cuidar e educar, seja o professor em sala de aula ou a zeladora realizando a limpeza, todos são responsáveis pelas nossas crianças”, pontuou Denise.

A Técnica de Educação Complementar do Sesc, unidade de Pato Branco, Layla Consuelo Constantinopolos Silverio, explica que o Sesc concebe a educação como algo que acontece em rede. “A educação deve envolver toda a comunidade escolar: alunos, pais, professores e colaboradores da escola. Por isso a entidade disponibiliza os profissionais para esse tipo de capacitação, proporcionando atividades de complementação curricular e ampliação do repertório cultural”, disse Layla.

A coordenadora do CMEI Menino Deus, Eliane Andolhe avalia o encontro positivamente. “A teoria precisa embasar a prática, ou seja, para atuar com educação infantil é preciso gostar de crianças, mas também é imprescindível estar sempre aprendendo e buscando novas capacitações, para atender cada criança com um olhar diferenciado”, afirmou Eliane.

Cadastro de Vagas Online

Atualmente, mais de 3 mil crianças estão matriculadas nos Centros Municipais de Educação e, para organizar a busca por vagas, a Secretaria de Educação e Cultura lançou uma página para cadastro online, onde os pais podem cadastrar seus filhos para as unidades de educação disponibilizadas pelo Município. Assim que uma vaga é aberta, o pai recebe um email avisando-o. Lembrando que as vagas para crianças com 4 anos é assegurada por lei, tendo em vista a obrigatoriedade do ensino a partir desta idade.