Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Alunos das escolas municipais participam de atividades de educação ambiental

Em Pato Branco, a programação da Semana do Meio Ambiente acontece de 02 a 08 de junho

Cerca de 700 alunos da Rede Municipal de Educação de Pato Branco tiveram um dia diferente nesta terça-feira (03), quando as formas de preservação ambiental ensinadas pelos professores em sala de aula foram apresentadas na prática. Durante o dia, as crianças participaram de um passeio pela trilha ecológica do Rio Ligeiro, na estação experimental da UTFPR – Câmpus Pato Branco.

A atividade, organizada pela Prefeitura de Pato Branco, integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sanepar, UTFPR – Câmpus Pato Branco e IAP, com apoio da Câmara Municipal.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, acredita que ações de educação ambiental voltadas às crianças contribuem para o desenvolvimento sustentável. “Nossa intenção, dentro das estratégias de educação ambiental do projeto de governo do prefeito Zucchi, é mostrar para as crianças a importância de manter a cidade limpa e de zelar pelos rios. Ao verem esses exemplos na prática, elas se tornarão adultos com consciência ecológica e farão a diferença no futuro do Município”, enfatizou Bertani.

Na extensão de aproximadamente 500 metros, as crianças visitaram cinco estações, cada uma retratando algum aspecto da natureza. Elas aprenderam e viram exemplos de regeneração da mata ciliar, de preservação da água, conheceram diferentes tipos de árvores exóticas e nativas.

No passeio, Maria Vitória Ribeiro Gertrudes, aluna do 5ª ano da Escola Municipal do bairro Planalto – Caic, aprendeu um pouco mais sobre a natureza. “Achei muito legal, eu já tinha aprendido na escola, agora aprendi mais coisas. Conheci outras árvores também. Gostei bastante da paisagem, vi um pássaro coisa mais linda!”, contou.

Mas o principal alerta estava no final da trilha, quando os alunos viram de perto o resultado da poluição do Rio Ligeiro. “O rio ficou muito ruim. A gente precisa da água para viver e não podemos estragá-la. Não podemos poluir, nem destruir a natureza, pois ela pode cuidar de nós, mas nós devemos cuidar dela”, sensibiliza Waleska Palacios Rodriguez, aluna do 5º ano da Escola Municipal Juvenal Cardoso.

Embora o tema esteja presente no contexto escolar, para a professora do 5º ano da Escola Municipal Juvenal Cardoso, Regismar Prestes Panozzo, a atividade reforçou as noções de preservação ambiental.  “Os alunos viram na natureza o que estudamos em sala de aula. A gente trabalha muito a questão da separação de resíduos, tentando conscientizar as crianças sobre o cuidado da natureza e hoje elas viram esse reflexo”, concluiu.

No Parque Cecília Cardoso

Nesta quinta-feira, dia 05, outra iniciativa envolverá os alunos da Rede Municipal de Educação. Atividades educativas, de lazer e esporte, movimentarão o Parque Ambiental Cecília Cardoso, no bairro Bonatto, das 09h às 11h30, através da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso.

Caminhadas

Além disso, a Prefeitura objetiva mobilizar a participação da população em duas caminhadas. A primeira, no sábado, dia 07, envolverá a comunidade e seus animais de estimação. A “Cãominhada” iniciará a partir das 15h30, na praça Presidente Vargas. Paralelamente, serão arrecadados donativos e utensílios para animais de estimação.

No domingo, dia 08, acontecerá a 1ª Caminhada Ecológica. O trajeto de 8,5 quilômetros iniciará às 08h, na praça Presidente Vargas, seguindo até a propriedade de Dérico Dalla Costa, na comunidade de São João Batista – o local é considerado um “laboratório a céu aberto”, em virtude da biodiversidade que inclui árvores centenárias e  cachoeira.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários