Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco é a 5º cidade mais inteligente do Brasil

A posição foi conquistada entre os municípios brasileiros com até 100 mil habitantes

 

No início desta semana, a Exame.com divulgou um novo ranking elaborado pela Urban Systems, apontando as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, que estão utilizando soluções inovadoras na promoção da qualidade de vida. No estudo, Pato Branco conquistou a 5ª posição entre os municípios com até 100 mil habitantes. A avaliação levou em conta diversos fatores, entre eles, a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança, usando 70 indicadores diferentes.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a conquista é mérito de todos os pato-branquenses. “Somos uma cidade construída por pessoas que lutam continuamente por melhorias em todos os aspectos, seja no setor público ou privado, e essa colocação mostra que estamos no caminho certo. Nosso desafio é continuar nesse ritmo de desenvolvimento, planejado e ordenado, sempre com intuito de sermos uma cidade modelo para o Brasil”, ressaltou Zucchi.

“Cidades Inteligentes” é um conceito que vem ganhando força na Europa nos últimos anos. A proposta envolve o desenvolvimento de projetos sustentáveis e inovadores, com o uso da tecnologia, e que ajudam a melhorar a mobilidade urbana, o atendimento à saúde, a qualidade do ensino e o desenvolvimento urbano.

Entre as ações realizadas em Pato Branco que merecem destaque nesse sentido, estão o programa Clique Conhecimento, com tablets para alunos dos 4º e 5º anos, rede de fibra ótica, prontuário eletrônico integrado na Saúde, oficinas de robótica nas escolas, obras de mobilidade urbana, inovação na coleta do lixo, a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a construção do Parque Tecnológico, a realização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Programa Escola Pato Branco Digital, entre outras.

Pela publicação da Exame.com, a cidade mais inteligente do Brasil, com até 100 mil habitantes, é Cajamar (SP), seguida de Vinhedo (SP), Amparo (SP) e Jaguariúna (SP). Pato Branco, na 5ª posição, é seguida por Joaçaba (SC) em sexto, Ilha Solteira (SP) em sétimo, Viçosa (MG) em oitavo, Ouro Preto (MG) em nono e, em décimo lugar, Itaúna (MG).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários