Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Prefeito Zucchi recebe comitiva de São Lourenço do Oeste

Nesta quinta-feira, dia 19, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, se reuniu com comitiva formada por empresários e profissionais do setor imobiliário de Pato Branco e São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Na pauta do encontro, o prefeito lourenciano, Rafael Caleffi, juntamente com o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Ernesto João Reck, e demais lideranças presentes, apresentaram um projeto que pretende estabelecer um arranjo imobiliário regional envolvendo, também, a cidade de Vitorino. Além disso, a estruturação do Aeroporto Juvenal Cardoso e a importância de voos regulares, para o desenvolvimento da região, também foram tema da reunião.

De acordo com José Altair Weber, coordenador do Conselho Estadual de Núcleos Imobiliários da Facisc, a proposta é formalizar um protocolo de intenções entre as três cidades que, juntas, somam mais de 100 mil habitantes, para que os moradores dos municípios se enquadrem em margens de financiamento imobiliários, obtendo valores maiores. Isso, segundo ele, oportunizaria a construção de imóveis com melhor infraestrutura, bem como a organização do arranjo urbano. “Agora, concluiremos o estudo técnico e daremos sequência à coleta de dados junto às prefeituras envolvidas, para levarmos essa demanda ao Ministério das Cidades”, explicou.

O prefeito Augustinho Zucchi, afirmou que apoiará o projeto proposto pela Facisc, uma vez que a integração entre as três cidades contribuirá significativamente para o desenvolvimento regional. “Daremos o nosso apoio, pois toda iniciativa que venha para somar ao projeto de futuro que temos para a nossa cidade e que, ainda, reflita no crescimento ordenado da região, deve ser incentivado. Agora, conversaremos com o prefeito de Vitorino e, tão logo o estudo técnico seja concluído, assinaremos o protocolo de intenções”, pontuou.

Zucchi enalteceu, ainda, o apoio que vem recebendo da região de São Lourenço do Oeste, bem como do Sudoeste do Paraná, para viabilizar a operação do Aeroporto Juvenal Cardoso com voos regulares. “Só temos a agradecer, pois estamos trabalhando junto com a região, justamente por entendermos que o aeroporto representa um importante vetor de desenvolvimento”, concluiu.

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, ressaltou a importância da organização do arranjo imobiliário. “São Lourenço, Vitorino e Pato Branco terão muitos benefícios com esse projeto, pois as famílias poderão receber um valor maior de financiamento para construir os seus imóveis. A aliança dos municípios, na atual situação financeira que o País enfrenta, viabilizará mecanismos para melhorar a qualidade de vida da população”, avaliou.

Caleffi também enalteceu a representatividade do aeroporto de Pato Branco para fomentar o crescimento da região. “Daremos todo apoio, no que for preciso, para Pato Branco viabilizar o aeroporto e as linhas aéreas”, reforçou.

Para o presidente da Facisc, Ernesto João Reck, a união entre os municípios é fundamental para o desenvolvimento da região. “Pato Branco pode contar conosco, pois a região precisa crescer em conjunto. Por isso, estamos buscando alternativas para nos reinventar, trabalhando ao lado dos municípios vizinhos”, disse.

O encontro contou com a presença, ainda, do secretário regional de São Lourenço do Oeste, Walmor Pederssetti, do presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), Aldo Luis Pan, de membros do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do Paraná e Santa Catarina, de representantes do Sebrae/PR e da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB).