Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município, UTFPR e NTI formam jovens no Programa Desenvolvendo Talentos em Redes de Computadores

Em abril deste ano, iniciaram as aulas da nova abordagem do projeto Desenvolvendo Talentos, que passou a ser voltado à área de redes de computadores. A realização foi do Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco (Departamento de Informática), com apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e demais entidades parceiras. A formação reuniu jovens com idade a partir de 16 anos e que receberam os certificados de conclusão no último sábado, dia 08.

O curso, que teve duração de oito meses, contou com dois módulos, de 76 horas cada. O projeto objetivou desenvolver talentos na área de redes de computadores, através da oferta de formação técnica e gratuita. “Este é mais um exemplo de projeto de extensão universitária que está fazendo a diferença na comunidade, uma vez que estamos atendendo jovens que não necessariamente possuem algum vínculo com a UTFPR, mas que estão sendo despertados para a tecnologia e para a inovação por meio desta formação em Redes de Computadores”, avalia o diretor da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin.

Nesta etapa, 18 jovens concluíram a formação. Além da certificação emitida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela UTFPR, os alunos estão aptos a fazer a prova de certificação da Academia Cisco. O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, destaca que o curso Desenvolvendo Talentos em Redes de Computadores foi o primeiro nessa área, pois os módulos anteriores foram voltados para programação, lógica e criatividade.

“O projeto é mais um bom exemplo de como a integração entre as entidades, instituições e empresas de Pato Branco tem gerado resultados excelentes. Grande parte dos concluintes já ingressaram ou estão ingressando em cursos superiores da área de Informática ou já trabalham na área e, dessa forma, já estão dando a sua contribuição para que tenhamos, cada vez mais, um ecossistema de ciência, tecnologia e inovação fortalecido e reconhecido nacionalmente”, avalia Géri.

Os alunos foram preparados para o mercado de trabalho e encaminhados para realização de estágio na área de redes de computadores, em empresas da cidade. “O objetivo do projeto de extensão foi dar oportunidade de formação técnica gratuita e de alta qualidade na área de redes de computadores aos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho. As aulas foram ministradas no mesmo laboratório que são ministradas aulas da graduação e da pós-graduação na área de Redes de Computadores e os professores foram os mesmos que atuam nas especializações ofertadas pela UTFPR. As aulas foram prioritariamente voltadas à prática em equipamentos reais, ferramentas e simuladores. Encerramos esta etapa com o dever cumprido, pois, com cada um fazendo a sua parte, promovendo projetos integrados com várias entidades e parceiros, teremos uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca o professor da UTFPR, Fábio Favarim, autor do projeto que viabilizou grande parte dos recursos, junto à Universidade, para realização desta edição e que também trabalhou com os alunos, voluntariamente.

Realização

O projeto “Desenvolvendo Talentos em Redes de Computadores”, edição 2018, foi uma realização da UTFPR e da Prefeitura, com patrocínio da Ampernet Telecom e apoio da Academia CISCO, NTI e Ivânia Ramos Consultoria. A idealização é do professor da UTFPR, Fabio Favarim, do Departamento Acadêmico de Informática, com a participação dos professores Eden Ricardo Dosciatti (DAINF/ UTFPR Câmpus Pato Branco), Fabiano Scriptore (UTFPR Câmpus Curitiba) e Anderson Luiz Fernandes (Faculdade Mater Dei).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários