Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura realiza Feira Municipal do Livro 2015

IMG_5598

A Prefeitura de Pato Branco está realizando a Feira Municipal do Livro, com o tema “Literatura e Tecnologia”. Diversificada, a programação iniciada nesta terça-feira (14) segue até 17 de abril, com workshops, debates, palestras, espetáculos e comercialização de livros a partir de R$ 1,00. São cerca 8 mil títulos disponíveis para aquisição, boa parte lançamentos nacionais e internacionais, de todos os gêneros.

O incentivo à leitura e produção literária atende a demanda existente em Pato Branco, que é um polo universitário e recebe estudantes de diversas regiões do país, conforme destaca o prefeito Augustinho Zucchi. “Concretizamos mais uma edição da Feira do Livro, em que convidamos a população para participar. Esta é mais uma inovação da nossa cidade para fomentar a Educação e atender os nossos jovens, assim como todos aqueles que se dedicam à leitura e à escrita, áreas importantes no desenvolvimento social”, salienta Zucchi.

A feira faz parte do projeto Livro Ação, promovido pelo Departamento de Cultura desde 2013, em comemoração ao Dia Internacional do Livro, celebrado em 18 de abril. Em 2015, a iniciativa ganha força com a edição da Feira do Livro, idealizada pelo Município e viabilizada com apoio da comunidade de Pato Branco e região. A participação nas palestras e espetáculos é gratuita – apenas a palestra “Escritor produtor”, ministrada por Havita Rigamonti, terá ingresso de R$ 25,00 (na quarta-feira, dia 15, às 20h, no Teatro Naura Rigon).

“Durante a feira, todos terão oportunidade de comprar aqueles títulos que normalmente comprariam por Internet, com preços mais acessíveis. Trabalhamos para democratizar o acesso ao conhecimento, incentivando a reflexão sobre a relação entre literatura e tecnologia, debate fundamental na atualidade, em virtude da inserção das mídias digitais no nosso cotidiano”, ressalta a diretora do Departamento de Cultura, Eliane Gauze.

Pato Branco receberá nomes do cenário literário estadual e nacional, como o restaurador de livros Edilson Francisco de Oliveira, o escritor e produtor Havita Rigamonti (Vida Silvestre, Record News), professora literata da Universidade de Guarapuava, Elisabeth Quevedo, entre outros. Na noite de abertura (14), o professor da Fundação de Logosófica de Curitiba, Mário Santos, ministrará a palestra “Logosofia, uma nova cultura para a humanidade”, a partir das 20h, no Teatro Naura Rigon.

Eliane lembra que entre os principais objetivos do projeto está a valorização os escritores de Pato Branco e região, que estarão representados em palestras, oficinas e noites de autógrafos. Entre os nomes locais, está Luiz Marini, Elisabeth Bodanese, Rosimary de Ross, Marcos Hidemi de Lima, Neri Bocchese, Gisele Giandoni Wolkoff, Marcos d Bortoli e Balduíno Rech. O escritor Ademir Basso, de Mariópolis, também estará presente. “Estamos atendendo as metas do Sistema Nacional de Cultura (SNC), conforme preconiza o plano de governo do prefeito Zucchi”, reforça Eliane.

Ainda há vagas

Os doze workshops e cursos tiveram, até este primeiro dia do evento, 260 pessoas inscritas. Ainda há vagas para os seguintes cursos: “Leitura e Literatura”, dia 17, das 14h às 17h, na Biblioteca Municipal; “Esperanto”, dia 17, às 10h30, na Biblioteca Municipal; “Imagem e palavra”, dias 16 e 17, das 19h às 22h.

As opções atendem a comunidade em geral, beneficiando inclusive estudantes do Ensino Médio. Um exemplo é o curso de “Leitura e Literatura”, ministrado pelo professor doutor Rodrigo Xavier, coordenador do curso de Letras da UTFPR – Câmpus Pato Branco. “Este curso  contribuirá na formação de alunos que estão terminando o Ensino Médio. Também é uma boa opção  para quem gosta de escrever”, pontua Eliane.

A programação completa está disponível no site da Prefeitura, http://www.patobranco.pr.gov.br.

 Realização

A 1ª Feira do Livro de Pato Branco é promovida pela Prefeitura, através do Departamento de Cultura, com patrocínio da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), Faculdade de Pato Branco (Fadep), Fundação Pró-Cultura de Pato Branco, Fundação Logosófica, Lavoura S/A, Rotary Internacional, RP Informática, Sicredi, Sindi Comércio e Versátil. Entre as entidades apoiadoras, estão Secretaria de Agricultura, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), Diário do Sudoeste, Hotel Província,  Livraria Edisel, Livraria Oceano, Papelaria Prepel, Projeto Construindo o Saber, TV Sudoeste e UTFPR – Câmpus Pato Branco.

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários