Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco recebeu espetáculos da Mostra Paranaense de Dança

Além de apresentação para alunos da Rede Municipal de Educação, programação reuniu cerca de 200 dançarinos nas seletivas

O Município de Pato Branco, através do Departamento de Cultura e em parceria com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), recebeu na sexta-feira, dia 20, a Mostra Paranaense de Dança com apresentações do Balé Teatro Guaíra. Foram duas coreografias, Orikis e Trânsito, de Ana Vitória. Os espetáculos aconteceram no Centro Cultural Sesi Pato Branco e, durante o final de semana, foram organizadas oficinas e seletivas para que grupos da região se apresentem em Curitiba.

Aproveitando a presença dos artistas, na manhã da sexta-feira (20), crianças da Escola Municipal Gralha Azul e da Escola Municipal de Artes assistiram ao aquecimento e ensaio técnico dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra. A iniciativa, de acordo com a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, visou mostrar às crianças como são as preparações antes das apresentações.

“Para haver o espetáculo há todo um empenho. O momento foi para as crianças vivenciarem que é preciso ensaio e dedicação em toda iniciativa. Logo, a participação das crianças foi para incentivá-las e, quem sabe, despertar futuros talentos da dança”, salientou Eliane.

A aluna do 4º ano da Escola Municipal Gralha Azul, Luana Camyle Soares dos Santos, disse que adorou assistir o ensaio. “Eu fiquei com muita vontade de dançar e me apresentar também, porque é tudo tão bonito, eles têm tanta sincronia e talento, é lindo de ver”, disse Luana.

A coordenadora da Mostra Paranaense de Dança, Simone Bonisch, explicou que as atividades voltadas aos alunos da Rede Municipal de Educação tiveram o intuito de apresentar às crianças os bastidores do Balé Teatro Guaíra. “Realizamos um espetáculo didático, mostrando como tudo é organizado, desde as luzes, as marcações, até a atuação da equipe técnica”, disse Simone.

Os espetáculos apresentados durante a noite de sexta-feira (20), de acordo com a coordenadora, foram bem aceitos pelo público e, durante o final de semana, as seletivas contaram com participação de artistas de diversas cidades. “Tivemos oficinas de aprimoramento técnico e artístico para quem estava inscrito para a seleção e, ao final, o encerramento foi realizado pela EF Jazz Company, de Eliane Fetzer”, ressaltou Simone.

As seletivas

Cerca de 200 dançarinos participaram das seletivas realizadas até domingo, dia 22, que se apresentaram em solos, duos, trios ou conjuntos, nas modalidades: balé clássico livre, balé clássico de repertório, dança moderna, dança contemporânea, dança do ventre, dança de salão, dança flamenca, dança afro, dança folclórica,danças urbanas, jazz, sapateado e estilo livre. Foram 68 números de dança, sendo 37 no sábado e 31 no domingo. A idade mínima dos participantes era de 07 anos. Puderam participar escolas, academias e grupos independentes de dança.

O grupo de dança da Academia Corpo e Dança de Pato Branco, com a coreografia de Olga Pasa, intitulada “The line”, foi classificada para representar o município em Curitiba. Além disso, a Mostra Paranaense de Dança representou solidariedade, pois os participantes das oficinas doaram 84 quilos de leite em pó, que serão repassados para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários