Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Incêndio atinge Teatro Municipal Naura Rigon  

Na madrugada desta terça-feira, dia 17, um incêndio atingiu o Teatro Municipal Naura Rigon, consumindo a área de espetáculos, assim como o palco, as poltronas e a cobertura – em junho de 2016, o local foi reinaugurado, após obras de revitalização. As estruturas da Biblioteca Municipal Professora Helena Braun e do Museu Histórico José Zanella não foram atingidas, não comprometendo, assim, o acervo bibliográfico e histórico do Município.

De acordo com o comandante do 2º Subgrupamento de Corpo de Bombeiros, capitão Alecsander Dornelas, o chamado da ocorrência foi registrado às 02h21, acionado pela empresa que presta serviços de segurança e vigilância para a Prefeitura.

“A equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada imediatamente ao local, com três caminhões, levando cerca de seis minutos para chegar e começar atuar. Quando o efetivo chegou, a edificação já estava tomada pelo incêndio. As ações de combate ao fogo foram realizadas na parte externa, pois a estrutura indicava possível desabamento”, explica o capitão.

Neste momento, as atividades do Departamento de Cultura estão suspensas, pois não devem ocorrer no local, até liberação por parte de laudo técnico. “O que podemos dizer, num primeiro momento, é que toda a estrutura foi comprometida. A cobertura metálica comprimiu as paredes. Por isso, a orientação é isolar toda a estrutura, não deixar ninguém entrar ou se aproximar, apenas os peritos e equipe técnica da Prefeitura”, enfatiza o capitão Dornelas.

Estrutura

Desde 1996, o Teatro Municipal Naura Rigon é palco das principais manifestações artísticas e culturais de Pato Branco. Em 2016, o Município investiu mais de R$ 670 mil em recursos próprios na revitalização do local.

“A reforma visou melhorar as condições do Teatro e tudo estava funcionando de acordo com as normas de segurança. A parte elétrica estava completamente em ordem, mesmo em se tratando de uma estrutura com mais de 20 anos. Mesmo em espetáculos em que houve uma demanda grande de energia, nunca tivemos problemas. A nossa estrutura estava de acordo”, afirma o secretário municipal de Engenharia e Obras, Frederico Demário Pimpão.

Laudo técnico e recomeço

A Prefeitura aguarda o laudo técnico que será emitido pela Polícia Científica do Paraná, que iniciou a perícia na manhã desta terça-feira (17), visando o levantamento de evidências para a conclusão sobre o que pode ter ocasionado o incêndio.

“A perícia técnica vai solicitar as imagens das câmeras de segurança, do Programa Olhar Seguro e de prédios do entorno do Teatro, para avaliar o que pode ter ocorrido. Aguardaremos esse processo técnico, para decidirmos o que faremos em relação à infraestrutura. O que estamos vivendo é uma situação triste e lamentável, por representar recursos públicos, mas especialmente por toda história e simbolismo cultural que o local possui”, enfatiza o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi.

O prefeito Zucchi garante que o Teatro de Pato Branco será refeito, em que o Município está acionando o seguro do local. “Sinistros acontecem e, infelizmente, não temos controle sobre isso. Este é um momento que exige muita determinação e união. Dessa forma, vamos refazer o Teatro e faremos um projeto para isso. Temos que agradecer a Deus, porque ninguém se machucou e não houve dano pessoal, tampouco o acervo histórico do Museu ou da Biblioteca foi comprometido”, destacou.

Segurança

Para evitar qualquer contratempo e atendendo as orientações do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura está isolando a área, não deixando que a população tenha acesso ao local, mantendo uma distância de segurança. “Solicitamos que a população não se aproxime, pois a estrutura está comprometida e pode desabar a qualquer momento”, reforça o prefeito Zucchi.

Programação do Departamento de Cultura

A programação literária do projeto Livro Ação, que iniciaria nesta quarta-feira (18), bem como as demais atividades, eventos e oficinas previstos para o mês de abril, que ocorreriam no Teatro Naura Rigon e no Departamento de Cultura, estão suspensas até o momento.

“Neste momento, a equipe da Prefeitura se dedica em fazer todos os ajustes necessários para adequar as atividades do Departamento. As novas datas e informações sobre possíveis transferências, para retomada dos projetos, serão divulgadas nos próximos dias”, completa a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários