Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura incentiva leitura com o projeto “Noite na Biblioteca”

 

Realizado desde 2013, projeto desperta nas crianças o hábito pela leitura, que é fonte de conhecimento e criatividade

 

Para quem está acostumado ao silêncio que o ambiente normalmente exige, chegar na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun em uma edição do projeto Noite na Biblioteca, pode provocar estranhamento. Ao invés da quietude, conversas e gargalhadas, em lugar da organização, crianças movimentando-se rapidamente entre as mesas e cadeiras, em busca de tintas e moldes de desenhos. Personagens caracterizados, com roupas coloridas, perucas e maquiagem, realizam intervenções lúdicas e contam histórias; em troca, recebem olhos atentos e a participação motivada pela curiosidade. Foi assim na edição mais recente do projeto, realizada na sexta-feira, dia 31.

Na programação, pintura de uma fronha com diversos desenhos e cores, que as crianças levaram para casa, como lembrança do encontro. Teve também leitura, teatro, cachorro quente, passeio por todo o Centro Cultural Raul Juglair para conhecer os artistas locais que dão nome à estrutura e às galerias, além de muitas surpresas. É assim em todas as edições do projeto, que reúne crianças de 7 a 12 anos de idade, em um espaço onde os alicerces são o conhecimento e a fantasia que a literatura oferece.

Para a diretora do Departamento de Cultura, Eliane Gauze, a Noite na Biblioteca é mais um projeto que a comunidade experimentou e aprovou. “Temos uma lista de espera e, gradativamente, todos irão participar, mas a procura é sempre grande. É algo que nossa população tem bastante interesse, afinal, incentivar o hábito da leitura é o que os pais querem muito, tendo em vista o potencial educacional e recreativo que ela possui”, ressaltou Eliane, lembrando que o projeto, realizado pela Prefeitura, começou em 2013.

“Para sentir-se motivada a ler, a criança precisa perceber o quanto é divertido e isso não aconteceria se não mostrássemos que ela pode ficar à vontade na biblioteca”, explicou Eliane. Ela contou, ainda, que foi realizada uma pesquisa entre as crianças que já participaram do projeto, onde foi constatado que boa parte delas, além de continuarem com o hábito da leitura, ainda fizeram a carteirinha para retirada de livros e vão à biblioteca frequentemente em busca de novos títulos.

“Nosso principal objetivo é formar leitores. A criança que lê é mais criativa, aprende melhor o português, a interpretação de texto e desenvolve melhor a capacidade de escrita”, pontuou a diretora. Ela também mencionou a mudança no formato do projeto, uma vez que nas edições anteriores as crianças passavam a noite no espaço e, a partir deste ano, elas permanecem no local até a meia-noite, depois vão para casa. Para avaliar essa mudança, crianças que já participaram da atividade foram convidadas a retornar para o projeto, nesta primeira edição de 2017.

Giovanna Resende, 12 anos, é estudante do Colégio São João Bosco, no bairro Planalto e contou que adora ler. “Se eu pudesse, leria a biblioteca inteira, gosto bastante. A atividade aqui é muito divertida, além de aprendermos, ainda compartilhamos esse momento com nossos amigos”, pontuou.

Ela participou com o amigo, Lucas Sagiogato, 12 anos, que também estuda no Colégio São João Bosco. “Na outra vez que estivemos aqui foi ótimo, participamos de toda a programação. A biblioteca é um lugar muito legal”, avaliou Lucas, que disse preferir gibis aos livros.

Yndaiá Cristina Dias do Amaral, 9 anos, estuda na Escola Municipal União, no bairro São Roque, a falou que o gosto pela leitura veio do irmão mais velho. “Ele tem muitos livros e eu pego eles para ler. Já li 16, ao todo, entre eles toda a coleção do Harry Potter e o meu favorito é o da Câmara da Secreta. Agora, estou lendo as Crônicas de Nárnia. Gosto bastante de ler e de participar das atividades aqui na biblioteca”, contou ela.

O projeto Noite da Biblioteca é aberto para meninos e meninas das escolas públicas e particulares de Pato Branco. Para mais informações ou para participar da atividade, basta entrar em contato com o Departamento de Cultura, junto ao Teatro Municipal Naura Rigon, ou pelo 3220-6026.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários