Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Alunos da Rede Municipal de Educação de Pato Branco assistem a espetáculo poético

Projeto cultural oferece, além do espetáculo, oficinas de contação de histórias para professores

Mais de 600 alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estiveram no Teatro do Centro Cultural Sesi, nesta quinta (01) e sexta-feira (02) assistindo ao espetáculo Jardim, um solo poético voltado para crianças. O projeto é promovido pela Tecer Teatro – Arte, Educação e Cultura, de Curitiba, com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Além das apresentações teatrais, o projeto ofertou, ainda, um workshop para professores da rede municipal sobre Contação de Histórias. As oficinas foram ministradas em três encontros, com o objetivo de desenvolver a contação de histórias como uma estratégia pedagógica, para que os professores, através de técnicas de animação de objetos e bonecos, trabalhem a linguagem vocal e corporal com os estudantes e possam incentivá-los, cada vez mais, a ter gosto pela arte.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, salientou que receber o espetáculo e o workshop contribuiu para a formação das professoras e para o encantamento das crianças, que precisam de momentos lúdicos de qualidade artística, como esses, para estimular a imaginação e desenvolver suas potencialidades. “As estratégias de contação de histórias enriquecem o repertório das competências das profissionais que atuam na Educação Infantil, repercutindo na qualidade da rotina dos CMEIs”, ressaltou. 

Pato Branco foi a primeira cidade do interior do Paraná a receber o espetáculo, conforme contou a atriz e produtora da Tecer Teatro – Arte, Educação e Cultura, Fabiana Ferreira. “Nossa intenção com este trabalho é provocar os sentidos, estimular o gosto pela palavra, promover conexões e convidar a criança a mergulhar em infinitas possibilidades”, afirmou.

O gestor cultural do Sesi de Pato Branco, Mauricio Mezzomo, enalteceu que, através do Profice, as cidades do interior do Paraná estão recebendo espetáculos de qualidade.  “É mais uma forma de contribuirmos com a educação destas crianças, para que tenham uma formação mais completa e sejam seres humanos criativos e com sensibilidade estética”, salientou.

A professora Maria Eduarda Miniuk Baldo, do CMEI Criança Feliz, avaliou que o espetáculo despertou a imaginação dos alunos. “Hoje se vive em um mundo muito tecnológico. Desde cedo as crianças estão nos tablets e, trazer o teatro para elas, além de se divertirem e se encantarem, mexe com a fantasia e faz com que tenham mais criatividade”, enfatizou.

Maria Clara Haubert, 4 anos, do Cmei Eliza Rosa Colla Padoan, estava eufórica após a apresentação da peça teatral. Ela contou que achou o cenário bonito e que ficou imaginando como foi feita a montagem. “Fiquei curiosa para saber sobre tudo, quem está atrás da cortina. Fiquei feliz em nos trazerem aqui”, disse.

O espetáculo

A peça Jardim, um solo poético, tem duração de 30 minutos e conduz o espectador a uma viagem pela existência, contemplando a vida e a passagem do tempo, em uma atmosfera de sonho. Aborda questões sobre o viver e o morrer, a partir da natureza, tendo um jardim abstrato como espaço para vivenciar os processos de nascer, brotar, crescer, dar frutos e voltar a ser semente. O espetáculo estreou em 2016, em Curitiba, e foi indicado ao Troféu Gralha Azul em quatro categorias: melhor espetáculo para crianças, melhor direção de espetáculos para crianças, melhor atriz de teatro para crianças e melhor cenário.

Apresentações abertas à comunidade

Sábado (03)

Horário: 19h (com presença de intérprete de Libras)

Domingo (04)

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Sesi Pato Branco – localizado na rua Xingu, 833, bairro Amadori.

Informações, pelo telefone (46) 3220-5524.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários