Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Construção de viaduto na avenida Tupi segue em Pato Branco

Quem reside, trabalha ou trafega pela região Sul de Pato Branco está presenciando a construção do viaduto na avenida Tupi, no cruzamento das ruas Ivaí e Tocantins. A obra integra a revitalização das duas vias, totalizando 8,5 quilômetros e investimentos de R$ 10.832.363,58, provenientes de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal. O projeto viabilizará uma importante alternativa de acesso à cidade e aos bairros, numa grande obra de infraestrutura e mobilidade urbana.

Há pouco mais de duas semanas do início do viaduto, as intervenções compreendem a parte de fundação, que garantirão a sustentação da estrutura. Somente após essa etapa, que seguirá por aproximadamente 20 dias, é que a infraestrutura começará a ganhar forma, pois iniciarão as escavações para o túnel que ligará as ruas Ivaí e Tocantins, bem como a estruturação da parte superior do viaduto, que compreenderá a avenida.

O prefeito Augustinho Zucchi ressalta que a Prefeitura tem buscado o diálogo com os moradores e empresários do entorno da obra, para evitar transtornos. “A população está compreendendo a importância do viaduto. Estamos procurando adequar as questões pontuais, lembrando que essa situação é momentânea e o resultado valerá à pena, pois essa será uma obra estrutural, pela mobilidade urbana e crescimento de Pato Branco”, avalia Zucchi.

Conforme explica o secretário municipal de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, Frederico Pimpão, a intervenção compreenderá, de forma simultânea, a parte inferior e a superior do viaduto, uma vez que o objetivo da Administração Municipal é que a obra seja executada em menor tempo possível. “Podemos sofrer alguma alteração no cronograma em virtude do tempo, mas até o momento tudo segue conforme o planejado”, pondera.

O viaduto terá 6,3 metros de altura, sendo 5,5 de vão livre para passagem de veículos. A largura e sentido das vias permanecerão os mesmos. Dos 25 metros do tabuleiro, a parte superior do viaduto, 12,6 metros corresponderão às quatro pistas da avenida Tupi; o restante será para os passeios. As ruas Ivaí e Tocantins permanecem com as duas pistas, de ida e volta, cada uma com 3,5 metros de largura.

Além de contribuir no fluxo de veículos, a obra visa a segurança dos pedestres, pois terá passagens nas laterais da estrutura que possibilitarão o acesso tanto para as ruas Tocantins e Ivaí, quanto à avenida Tupi. “Haverá uma passagem exclusiva para os pedestres, à esquerda para quem estiver na Ivaí e à direita na Tocantins. Também haverá um acesso para os carros que estiverem na Ivaí e queiram ir para a Tupi, à direita. Quem estiver na Tupi, poderá seguir pela Tocantins”, explica o secretário.

A obra é complexa, reforça o secretário Frederico, pois o trabalho exige cuidado redobrado em virtude dos cabos de linhas telefônicas, Internet e da adutora de água que passa pelo local. “Vamos procurar que esta adaptação aconteça da melhor forma possível, em parceria com as empresas terceirizadas”, menciona.

Paralelamente, as obras também acontecem nas ruas Ivaí, Marília, Terezinha Duarte, Senador Teotônio Vilela e Iguatemi. Na região Norte da cidade, entre os bairros São Luis, Vila Izabel e São Francisco, a rua Tocantins foi pavimentada entre as ruas Artibano Sutille e Osvaldo Aranha, num total de  2,5 quilômetros. Além da pavimentação, a estrutura contará com ciclofaixas e novos passeios em determinados trechos, intervenções que estão sendo executadas.

Rotas de desvio

A Prefeitura definiu desvios alternativos para o acesso à avenida Tupi, utilizados durante a execução do viaduto, pelas ruas Amambaí, Iguatemi, Antônio Ascari, Tocantins, Aida da Costa e rua dos Andradas.  O único ponto cuja passagem está interditada, é entre as esquinas das ruas Ivaí e Tocantins, onde tapumes delimitam a abrangência da obra.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários