Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Construção civil continua promissora, diz especialista no lançamento da Casa & Construção 2015

“Podemos ser moderadamente otimistas, pois o cenário da construção civil está longe de ser catastrófico”, garante o professor e especialista no setor, Marcos Kahtalian, que palestrou no lançamento da Feira Casa & Construção 2015, realizado nesta quarta-feira (26), em Pato Branco. Kahtalian apresentou oportunidades e perspectivas para o mercado imobiliário, bem como cenários e tendências para os próximos anos, mostrando que o Paraná, sobretudo o Sudoeste, mantém bons índices de desenvolvimento na construção civil, o que reforça a representatividade da Feira Casa & Construção para potencializar o setor em Pato Branco e região.

Em 2015 e 2016, a economia no Brasil passará por ajustes, mas isso não prejudicará a aquisição de imóveis, uma vez que a classe C, a que representa maior potencial de consumo no setor, tem a moradia como uma “necessidade”, conforme elucidou Kahtalian. Realidade que condiz com o cenário local, uma vez que 70% dos habitantes de Pato Branco têm mais de 19 anos e integram a fatia economicamente ativa da população. Além disso, boa parte das famílias pato-branquenses possuem membros com mais de 25 anos – público que, hora ou outra, precisará de um novo imóvel para residir.

“Os próximos dois anos serão de ajustes para a economia, contudo o setor da construção civil seja no Paraná e no Sudoeste, responderá melhor. Isso porque o Brasil precisará crescer através do investimento, e esse investimento ocorrerá na construção civil que, diferente de outros setores, não enfrenta a questão da importação, como é o caso da indústria”, ponderou Kahtalian.

O especialista mostrou, ainda, que Pato Branco manteve o índice de crescimento nos últimos anos, demonstrando regularidade na liberação de alvarás, em que as edificações se expandiram de Norte a Sul do Município. Em 2014, conforme Kahtalian, mais de 900 alvarás foram liberados na cidade, o que representa mais de 300 mil metros de área construída – o que demonstra ser compatível com a demanda existente na cidade.

A verticalização de Pato Branco chama atenção de Kahtalian. “O Sudoeste passa por um processo claro de verticalização. Hoje, 15,1% dos domicílios de Pato Branco são apartamentos. São números bastante significativos, principalmente se considerarmos que em Curitiba esse índice é de 27%”, ponderou .

Kahtalian aconselhou empresários do setor e quem está pensando em adquirir um imóvel: “Para as empresas, o desafio fundamental será a redução de custos, pois para ganhar dinheiro, terão que racionalizar a sua produção. Para comprar, 2015 será um ano excelente, uma vez que há crédito direcionado para isso”, disse.

Para Kahtalian, a Casa & Construção 2015 será uma importante oportunidade de negócios. “A população encontrará na feira um exemplo do alto padrão apresentado pelas construtoras, pois agregará a cadeia produtiva da construção civil, em que todo o setor estará junto para trocar experiências, onde a população encontrará várias situações que atenderão as suas necessidades”, completou. 

Realização

A Feira Casa & Construção 2015 acontecerá de 19 a 23 de maio, no Parque de Exposições de Pato Branco. A feira setorial é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Cofeci-Creci, Sebrae/PR, Faculdade Mater Dei, Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (AREA-PB), com apoio do Sindicomércio.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários