Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Conjunto habitacional com infraestrutura modelo beneficia 180 famílias

 

Cento e oitenta famílias pato-branquenses realizaram o sonho da casa própria e iniciarão 2016 com muitos motivos para comemorar. Nesta terça-feira, dia 29, as residências do Conjunto Habitacional Vila São Pedro foram entregues pelo prefeito Augustinho Zucchi e pelo diretor executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Teotonio Rezende. Situado entre os bairros São João e Alto da Glória, o empreendimento integra o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e recebeu investimentos na ordem de R$ 11,8 milhões.

Com infraestrutura modelo, o Conjunto Habitacional Vila São Pedro possui ruas asfaltadas, casas com aquecimento solar, saneamento, entre outros. Esse novo formato de conjunto habitacional na cidade faz parte do planejamento do Programa Minha Casa Pato Branco, realizado pelo Município através da Secretaria de Assistência Social.

Para o prefeito Augustinho Zucchi, a casa própria representa qualidade de vida, uma vez que as famílias beneficiadas encontravam-se em situações de risco e vulnerabilidade social. “Temos o compromisso de desenvolver um grande programa de habitação em Pato Branco, pois ao receber as chaves de um lar, as famílias passam a construir um futuro melhor e mais digno, deixando o aluguel e tendo condições de prosperar”, apontou Zucchi, lembrando que somente nas intervenções para preparação do solo, a Prefeitura investiu mais de R$ 700 mil.

O Conjunto Habitacional Vila São Pedro resultou da parceria entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal, com apoio do Governo do Estado, através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O trabalho conjunto entre as três esferas governamentais foi evidenciado pelo diretor executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Teotonio Rezende, que enalteceu o trabalho da Prefeitura para viabilização da infraestrutura diferenciada.

“Em Pato Branco, a Prefeitura colaborou de forma significativa na infraestrutura, o que contribuirá na qualidade de vida das famílias que residirão nesse empreendimento. Essa parceria garante o sucesso do Minha Casa Minha Vida, o maior programa da história do Brasil na área de habitação, que visa atender as cidades e estados de forma descentralizada, facilitando o acesso ao imóvel próprio a famílias que não teriam essa condição”, destacou Teotonio.

Um futuro melhor

Cada família recebeu moradias individuais, cada uma com lote de 200 metros quadrados, em área construída de aproximadamente 42 metros quadrados. Os moradores terão à disposição um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e a nova escola que está em construção nas proximidades. Além disso, a Prefeitura está elaborando o projeto de uma área de lazer e recreação na região, que também atenderá as famílias do residencial.

Esses benefícios representam condições diferenciadas para o futuro das 180 famílias contempladas. Entre elas está a de Diane Aparecida Brasil, 33 anos, em que a casa própria representa a independência do aluguel. “Fiquei muito feliz com a casa, pra mim ela é meu presente de Natal e Ano Novo, pois tenho três filhos e morava em um local alugado, isso comprometia bastante o nosso orçamento”, explicou.

Aos 65 anos, essa é primeira casa própria de Eva Lopes. Ela conta que a residência mais recente em que morou desabou em virtude da precariedade da estrutura. “Eu estou muito feliz, porque será a primeira vez que morarei em uma casa de alvenaria e melhor, será minha. Quero morar nela pelo resto da minha vida”, comemorou.

Joaquim Nemes Fagundes da Silva, 66 anos, ressaltou a importância que a conquista terá em sua vida. “Pra mim é uma grande felicidade receber essa casa, porque na minha idade eu não esperava conseguir realizar esse sonho, que é de uma vida inteira”, disse.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários