Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Concurso fotográfico incentiva amamentação e premia famílias

A foto de Ana amamentando o filho de 5 meses conquistou o 1º lugar

Secretaria de Saúde de Pato Branco envolveu funcionários e comunidade em ações de humanização

Para incentivar o aleitamento materno, a Prefeitura de Pato Branco realizou diversas atividades neste mês, envolvendo as unidades de saúde dos bairros e interior. Entre elas, o concurso fotográfico “Eu adoro o leite da mamãe”, que reuniu fotos de famílias e profissionais de saúde, retratando o vínculo familiar e o trabalho pelo apoio à amamentação. Os vencedores foram premiados nesta sexta-feira (29), na Secretaria Municipal de Saúde que, com isso, promoveu mais uma ação de humanização na área.

Das 188 fotos participantes, a de Ana Paula Lazarin amamentando o filho de cinco meses foi a vencedora. Na imagem, feita na unidade de saúde do bairro Vila Esperança, mãe e filho parecem ser um só. “Achei que a foto ficou bem legal, gostei de ter participado. Foi uma iniciativa bem bacana para incentivar a amamentação, porque no começo pode ser difícil. Comigo foi assim, mas não desisti”, conta Ana, que ganhou um berço como prêmio.  Para o segundo e terceiro lugar, foram ofertados uma poltrona e uma cômoda, com apoio do comércio local.

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê, principalmente durante os seis primeiros meses de vida. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Mãe Pato-branquense e das Equipes de Estratégia, Saúde da Família, mantém acompanhamento permanente às gestantes, nas unidades de saúde de Pato Branco, especialmente nos primeiros cinco dias após o nascimento da criança.

Foi um desses momentos escolhido pela agente de saúde Rosana Todeschini Andreatta, que atua no bairro Alvorada. Com a foto em que ela acompanha mãe e bebê, nos primeiros dias após o parto, Rosana venceu na categoria para os profissionais da Secretaria de Saúde e, como prêmio, ganhou uma viagem para Gramado, Rio Grande do Sul, com acompanhante.

“A minha foto foi bem natural. No meu trabalho, busco fazer o melhor, incentivo a amamentação porque sei que o leite materno é importante para saúde da criança e na troca de carinho entre mãe e filho. Esse concurso é um reconhecimento do nosso trabalho”, relata Rosana, que, coincidentemente, está amamentando neste período. Os profissionais que ficaram em segundo e terceiro lugar, ganharam um edredom e um vale brinde de uma loja de calçados.

Quem esteve na sede da Secretaria de Saúde neste mês pôde dar a sua opinião e ajudar a escolher as fotos vencedoras – foram cerca de 500 votos. Conforme a coordenadora da Humanização, Jurema Rangel Nunes, essa ação faz parte do trabalho voltado à atenção primária, que é permanente.

“Por ano, a Secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 900 gestantes, onde procuramos mostrar que a amamentação é um ato simples, importante para a vida do bebê e que fortalece o vínculo entre mãe e filho. Neste concurso, conseguimos envolver as famílias, os profissionais de saúde e ficamos surpreendidos com a quantidade de votos que tivemos”, destacou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários