Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Começou a vacinação contra gripe em Pato Branco

Iniciou nesta segunda-feira (04), em Pato Branco, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, realizada pelo Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e 7ª Regional de Saúde até 22 de maio. O Dia D de vacinação será neste sábado, dia 09, quando a vacinação também estará disponível em todas as unidades de saúde dos bairros e no Centro, em São Roque do Chopim e na praça Presidente Vargas, das 08h às 17h. Ao todo, 19.104 pessoas constituem o público-alvo no Município.

Integram o grupo prioritário, considerado mais vulnerável, idosos (com 60 anos ou mais), crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes, mães com até 45 dias pós-parto, trabalhadores da área da saúde (pública e privada), doentes crônicos, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena. A meta mínima preconizada pelo Ministério da Saúde é que 80% do público-alvo seja imunizado.

A secretária municipal de saúde de Pato Branco, Antonieta Chioquetta, ressalta a importância da imunização, sobretudo da participação no Dia D, quando as unidades de saúde estarão abertas exclusivamente para a vacinação contra a gripe. “Contamos com a presença dos grupos prioritários, que se imunizem e se previnam antes da chegada do inverno, evitando assim complicações de saúde que podem ser evitadas com a vacinação”, enfatiza.

Antonieta lembra, ainda, que o Município realiza a vacinação em domicílio nos indivíduos acamados, através das equipes de Estratégia, Saúde da Família. “Para tanto, é necessário que alguém da família entre em contato com a unidade de saúde mais próxima para fazer a solicitação”, reforça.

Também podem se vacinar pessoas com condições clínicas especiais, definidas pelo Ministério da Saúde, desde que apresentem prescrição médica que justifique a aplicação da vacina, conforme explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Thaís Dalmolin. “São casos de doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas e hepáticas crônicas, diabetes, obesidade mórbida, transplantados, entre outros”, frisa.

Atendimento

Todas as unidades de saúde dos bairros e Centro ofertam a imunização de segunda a sexta-feira, até 22 de maio. Nas unidades de saúde dos bairros, a vacina está disponível das 08h30 às 11h15 e das 13h30 às 16h30. No Centro, o atendimento acontece das 08h às 11h e das 13h às 17h.

No interior, o cronograma de vacinação será diferenciado: Sede Gavião, Sede Dom Carlos e Fazenda da Barra, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h; São Caetano, no dia 18 de maio, das 13h30 às 16h; Passo da Ilha, no dia 20 de maio, das 13h30 às 16h; e na comunidade de Cachoeirinha, no dia 25 de maio, das 13h30 às 16h.

Em caso de dúvidas, a população pode contatar a equipe da Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, pelo (46) 3902-1265 ou (46) 3902-1266.