Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Com empreendedorismo e inovação, Tecsul/Enasul inicia nesta quarta-feira (15)

Em 2013, evento integrou a programação da  primeira Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum

A Prefeitura de Pato Branco, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Sebrae/PR, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e demais parceiros, promovem a 4ª edição do Tecsul/Enasul e o Empreende Sudoeste, que acontece de 15 a 17 de outubro. A programação, voltada ao empreendedorismo, é direcionada a estudantes, empresários e comunidade em geral. Além de palestras, oficinas e workshops, um painel apresentará casos de sucesso envolvendo empreendedores da região Sudoeste. As inscrições podem ser feitas no site www.tecsul.org.br.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, destaca a representatividade do Tecsul/Enasul, que integrou a programação da primeira Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum, realizada em 2013. “O Tecsul/Enasul se consolida na região Sudoeste do Paraná como um evento que congrega diversas áreas, visando o desenvolvimento regional, científico e tecnológico. Assim como aconteceu na Inventum, nesta nova edição haverá a difusão de conhecimento e trocas de experiências na área de gestão, tecnologia e inovação, em que o empreendedorismo local será o grande protagonista”, destaca Géri.

Os valores da inscrição são diferenciados para alunos e profissionais: gratuito para alunos da UTFPR; R$ 20,00 para as demais instituições de ensino superior; e R$ 40 para profissionais e comunidade em geral. As inscrições e o pagamento são feitos pelo site (www.tecsul.org.br), através do pague seguro, por boleto ou cartão de crédito/débito.

Palestras

Na quarta-feira (15), às 19h10, na Sociedade Rural, Luciano Pires abre a programação de palestras, com a apresentação “O meu Everest, uma lição de empreendedorismo”. Luciano foi executivo de marketing de uma grande multinacional de autopeças, com experiência no Brasil, América do Sul e Estados Unidos. Escreveu e publicou cinco livros. Cartunista premiado, tornou-se colunista de vários sites, revistas e jornais, além de estar à frente do programa Café Brasil na rádio Mundial FM (95,7 FM), que hoje é um dos principais podcasts brasileiros.

O especialista em empreendedorismo e plano de negócios José Dornelas é o destaque no segundo dia do evento, na quinta-feira (16), às 19h10, na Sociedade Rural.  Atualmente, José Dornelas é visiting scholar na Columbia University em Nova York e também leciona em cursos de MBA na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na Universidade de São Paulo (USP). Realizou seu pós-doutorado nos Estados Unidos e foi o primeiro professor brasileiro como visiting scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson College – considerada a melhor escola de negócios com foco em ensino de empreendedorismo no mundo.

A programação encerra com o humor inteligente da palestra-show com Walkyrio Bianko, na sexta-feira (17), às 19h10, no Clube Pinheiros. Bianko tem formação acadêmica em Mecânica Industrial pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cursou engenharia e atuou na IBM, Petrobrás e Rhodia. Exemplo de empreendedorismo e inovação, apostou na sua vocação artística e trocou seu emprego na indústria pelo “showbusiness”.

Workshops e oficinas acontecem na quinta e na sexta-feira (dias 16 e 17), na UTFPR. A programação completa está disponível no site: www.tecsul.org.br.

Realização

A 4ª edição do Tecsul/Enasul e Empreende Sudoeste é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae/PR, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), 4º ano do curso de Administração da UTFPR – Câmpus Pato Branco, com apoio do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem), Pato Branco Tecnópole, Parque Tecnológico Binacional, Faculdade Mater Dei, Sindimetal, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Incubadora Municipal Tecnológica de Pato Branco (ITECPB), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep), Faculdade de Pato Branco (Fadep), Sistema Fiep, Sindicomércio e World Line Net (Wln).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários