Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município entrega 925 novos tablets educacionais aos 5º anos

Programa Clique Conhecimento, realizado desde 2013, atendeu mais de 9 mil alunos e 380 professores, associando tecnologia e ludicidade a práticas pedagógicas inovadoras

 

Nesta sexta-feira, dia 10, o Município de Pato Branco deu início a uma nova etapa do Programa Clique Conhecimento, que desde 2013 está inserindo a tecnologia dentro da sala de aula, por meio de tablets educacionais, envolvendo professores, alunos e as famílias. Na ocasião, para marcar a entrega de 925 novos tablets educacionais, que atenderão todos os alunos dos 5º anos das 26 Escolas Municipais de Pato Branco, a Secretaria Municipal de Educação reuniu doze escolas municipais, no Largo da Liberdade, quando foram apresentadas as novidades e as novas ferramentas tecnológicas.

O Programa Clique Conhecimento atende alunos dos 4º e 5º anos. Neste semestre, 1.884 crianças estão sendo beneficiadas com acesso aos tablets educacionais. Entre elas, está o aluno do 5º ano da Escola Municipal Santos Dumont, Samuel Martin da Silva, que utilizou o tablet no ano anterior e realizou diversas tarefas utilizando a ferramenta. “Aprendemos sobre produção de texto, sobre imagens e fontes. Com o tablet, além de aprendermos, as atividades da escola ficam mais divertidas”, explicou ele.

Como os docentes também são contemplados com a ferramenta, a professora do 5º ano da Escola Municipal Santos Dumont, Eliane Rubel, recebeu o tablet na solenidade, representando os demais professores. Para ela, a ferramenta faz a diferença na formação dos alunos. “Eu trabalho utilizando o tablet em sala de aula há quatro anos, desde que o projeto começou e, a cada nova turma, fui melhorando meu aprendizado e passando esse conhecimento para nossos alunos. Então, eu o avalio como fundamental, pois estamos na era da tecnologia e não podemos deixá-la de lado, é necessário estar em constate atualização”, ressaltou ela.

Eliane compara os alunos que concluíram o Ensino Fundamental sem o uso do equipamento com as turmas atuais e, segundo ela, há uma diferença considerável. “A primeira delas é a empolgação com que essas crianças recebem a novidade, depois o direcionamento que vamos dando, pois muitos já têm celulares, computadores e tablets em casa, mas não acessam conteúdos relevantes para o aprendizado e, em sala de aula, temos os aplicativos que contribuem para isso e demonstram, com direcionamento pedagógico, que a tecnologia pode ser usada na construção do conhecimento”, falou a professora Eliane.

O Programa

O Clique Conhecimento é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco é parceira da municipalidade, na oferta de formações continuadas nas áreas de Letras e Matemática.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, afirma que o Programa representa oportunidade e igualdade de condições para as crianças, pois já atendeu mais de 9 mil alunos e 380 professores, considerando as turmas de quarto e quinto anos no período de 2013 a 2018. “Estamos implementando o Clique Conhecimento, ofertando tablets mais modernos e com novos aplicativos educacionais, estimulando a busca pelo conhecimento e o aprimoramento das nossas professoras. Este é um diferencial enorme para a formação e futuro das nossas crianças, pois representa a condição para que os nossos alunos sejam inseridos nas novas tecnologias, no processo digital, na criação e na inovação – ferramentas fundamentais para que a nossa Educação continue sendo referência”, destacou Zucchi.

Estas e outras ações garantiram à Rede Municipal de Educação de Pato Branco a média de 7.1 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) em 2015. Com o resultado, Pato Branco está em 1º lugar no Ideb no Estado do Paraná, considerando as cidades de médio porte, que possuem entre 50 mil e 100 mil habitantes.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirma que um dos fatores que contribuem para as conquistas da Rede Municipal de Educação de Pato Branco, é a articulação entre as secretarias. “O trabalho integrado favorece os bons resultados e, aliado a isso, os bons exemplos de professores dedicados que, com o uso das tecnologias, todos os dias inovam na maneira de apresentar o conteúdo em sala de aula, tornando o aprendizado atrativo e cheio de significados”, disse Heloí.

Ferramentas pedagógicas

Cada novo tablet conta com 47 aplicativos pedagógicos, associando ludicidade ao processo de construção do conhecimento – alguns deles foram desenvolvidos por docentes e pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Para adquirir as novas unidades, o Município investiu R$ 254.500,00. Foram adquiridos 1000 novos tablets, uma vez que os aparelhos também são distribuídos aos professores regentes dos quintos anos, da Rede Municipal de Educação.

Mais modernos, os novos tablets possuem acessórios como lente de aumento, sensor de temperatura e caneta para tela, que auxiliam no desenvolvimento de atividades educacionais dentro e fora da sala de aula.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários