Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Alunos da Escola Municipal Rocha Pombo desenvolvem jogo de respostas com QR Code

A dinâmica está sendo desenvolvida na disciplina de História, com o uso dos tablets educacionais do Programa Clique Conhecimento  

 

Gerar o engajamento dos alunos para aprender os conteúdos necessários, pode ser um desafio aos professores, por isso a necessidade de buscar continuamente novas metodologias e materiais de apoio. Na Escola Municipal Rocha Pombo, a professora Giedra Regina Moccelini, na disciplina de História, desenvolveu um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos, onde os alunos dos 5º ano elaboraram as perguntas e todo o regulamento do jogo e, utilizando o tablet e o sistema de leitura de QR Code, competem entre grupos e, sobretudo, aprendem de um jeito divertido e significativo.

O QR Code é um código de barras que, ao ser escaneado usando câmeras de telefones celulares ou tablets, converte-se em texto, endereço URL, número de telefone, localização ou SMS, por exemplo. No jogo, desenvolvido pela professora e seus alunos, as perguntas com os conteúdos da disciplina de História, bem como as alternativas de respostas, foram transformados em QR Codes e impressos em cartões.

Separados em grupos que competem entre si, cada aluno tem sua vez de ir à frente e pegar um cartão com o QR Code, escanear com o tablet, ler a pergunta para todos na sala e responder. Se acertar, além da pontuação para o grupo, o aluno pode pegar outro cartão com um novo QR Code, dessa vez com uma proposta divertida, entre elas, cantar uma música, imitar um animal ou desenhar algo no quadro com os olhos vendados. Se errar, além de ficar sem o cartão da diversão, o grupo ainda perde ponto.

“As regras foram criadas por eles, que determinaram que não bastava ficar sem o ponto pela questão não acertada, era necessário perder pontos. As questões também foram elaboradas por eles, que estudaram todo o conteúdo e aprenderam muito sobre a disciplina”, disse a professora.

Ela conta que a proposta aliou a necessidade dos alunos aprenderem sobre os conteúdos de História, propostos no currículo, integrando as tecnologias atuais no processo de ensino-aprendizagem. “Eu quis fazer algo divertido para que eles estudassem para a prova e o resultado foi superpositivo, além de aprenderem, eles fizeram isso com dedicação, pois a matéria tornou-se atraente. Além disso, o QR Code é um novo tipo de leitura utilizado constantemente na nossa rotina, seja no supermercado ou para pagar contas pela Internet, por exemplo, inclusive eles utilizaram para fazer um Code com o número de telefone deles, que funciona como um cartão de visitas”, explicou Giedra.

Para o aluno Murilo Casagrande Camargo, 11 anos, o jogo oportunizou muito aprendizado. “Estudei História, aprendi e ainda me diverti, porque jogar em equipe é muito bom”, avaliou.

Ana Julia Neckel, 10 anos, disse que a proposta modificou seu método de estudo. “Antes, eu só utilizava o livro e o caderno, dessa vez eu usei também o tablet para estudar, foi diferente, mais interessante e divertido”, disse.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, o uso do tablet educacional oportuniza o desenvolvimento de aulas participativas, tornando o aprendizado atrativo e estimulante. “Abordagens diferenciadas que melhoram o desempenho dos alunos e instigam sua vontade em aprender, estimulam a busca pelo conhecimento e proporcionam um diferencial enorme para a formação e para o futuro dos nossos alunos. Por isso, incentivamos práticas pedagógicas inovadoras como esta”, avaliou a secretária.

Clique Conhecimento

Desde 2013, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura desenvolve o Programa Clique Conhecimento, em que os alunos e professores dos 4º e 5º anos recebem um tablet como material de apoio para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem. De lá para cá, mais de 9 mil alunos e 380 professores já foram beneficiados com a iniciativa, que insere a tecnologia na rotina da sala de aula, envolvendo professores, alunos e as famílias no cotidiano da Educação. Em 2018, 925 novos equipamentos foram adquiridos e entregues para os alunos dos 5º anos, das 26 Escolas Municipais de Pato Branco.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários