Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Projetos inovadores desenvolvidos pelo Município atraem prefeitos de MG

Missão técnica realizada pelo Sebrae trouxe treze prefeitos da região Noroeste de Minas Gerais a Pato Branco. Visita aconteceu nesta quinta-feira (04)

Nesta quinta-feira, dia 04, Pato Branco recebeu a visita de treze prefeitos da região Noroeste de Minas Gerais. O encontro fez parte de uma missão técnica organizada pelo Sebrae, que apresentou as ações da municipalidade voltadas ao fomento da tecnologia e da inovação em diversas áreas do setor público. Na ocasião, o prefeito Augustinho Zucchi recebeu a comitiva, que contou também com representantes de entidades como o Sebrae (MG e PR), a  Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas (Amnor), o Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales) e a Gerência Regional de Saúde do Noroeste.

Após conhecerem um pouco sobre a cidade, os prefeitos puderam tirar dúvidas e obter informações sobre os programas realizados pelo Município, especialmente aqueles que atendem Às características de Pato Branco enquanto “cidade inteligente” e que associam a tecnologia à prestação de diversos serviços públicos. Educação, Saúde, Limpeza Pública, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Inovação foram os principais temas do encontro, que oportunizou a troca de experiências entre os gestores.

“Debatemos questões importantes, comuns para todas as administrações municipais, pois apesar das diferentes regiões, nossos desafios são semelhantes. Em nome da população de Pato Branco, tive o privilégio de receber essa comitiva de prefeitos e poder compartilhar o que de bom acontece em nossa cidade. Essa troca de experiências é fundamental para viabilizarmos alternativas inovadoras para o desenvolvimento dos municípios e das nossas regiões”, avaliou Zucchi.

O prefeito de Bonfinópolis (MG), Donizete Antonio dos Santos, que é vice-presidente do  Convales, enalteceu a expectativa em conhecer Pato Branco. “Viemos ver de perto a sinergia existente aqui, pois este é um momento desafiador. Por isso, estamos buscando informações para levarmos à nossa região, que é essencialmente agrícola e está em pleno desenvolvimento. Queremos agregar conhecimento para transformarmos ainda mais a nossa região e ficamos impressionados com o que encontramos aqui, devido à organização e o urbanismo da cidade de Pato Branco, que é muito bonita e, certamente, motivo de orgulho dos munícipes”, disse.

Para o prefeito de Guarda Mor, Edgar José de Lima, que preside a Amnor, o encontro motivou a realização de novos projetos na região mineira. “Minha cidade tem cerca de 7 mil habitantes e somos fortes na agricultura e na pecuária. A região Noroeste de Minas Gerais está em desenvolvimento e iniciativas como esta, que nos apresentam outras realidades, nos auxiliam para implementarmos mudanças significativas em nossas cidades. Em momentos como este que estamos vivendo, de crise, temos que nos unir, por isso essa visita a Pato Branco foi muito importante, pois estamos levando bons exemplos”, ressaltou.

De acordo com o gerente regional do Sebrae Paraná, Cesar Giovani Colini Gonçalves, a missão técnica buscou divulgar o ambiente existente em Pato Branco, que oferece condições para o desenvolvimento da tecnologia e da inovação, bem como estimular a vocação empreendedora e inovadora dos prefeitos convidados.

“Zucchi criou a Lei de Incentivo Tecnológico quando foi deputado estadual e, hoje, a cidade possui muitas empresas que surgiram ou que foram atraídas para a cidade em virtude dessa lei. Além disso, a cidade possui um ambiente tecnológico forte, que gera empregos e movimenta a economia local. São características que atraem prefeitos e lideranças de diferentes regiões do país e que contribuem para fomentar o desenvolvimento”, ponderou. Na ocasião, Colini entregou a Zucchi um estudo sobre o setor eletroeletrônico local, feito pelo Sebrae.

Durante a tarde desta quinta-feira (04), a comitiva também visitou o Parque Tecnológico e a Escola Municipal de Artes, quando os gestores puderam conhecer o projeto “Robótica nas escolas”. O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra e a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, também apresentaram seus projetos aos prefeitos de Minas Gerais. Nesta sexta-feira (05), a comitiva cumpre cronograma de visitas técnicas em Francisco Beltrão.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários