Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretária de Assistência Social participa de encontro internacional voltado à qualidade de vida dos idosos

Pato Branco foi a única cidade brasileira convidada a participar do encontro

 

A secretária municipal de Assistência Social de Pato Branco, Anne Cristine Gomes da Silva, participou de 20 a 22 de março, de um encontro internacional que debateu a criação de políticas públicas voltadas à terceira idade. A Primeira Reunião da Rede Regional Latinoamericana de Comunidades e Cidades Amigas do Idoso, realizada em Guadalajara, México, reuniu gestores e profissionais de diversos países. A única cidade convidada para participar e representar o Brasil, na ocasião, foi Pato Branco.

Na quinta-feira, dia 22, Anne apresentou os projetos e ações desenvolvidos por Pato Branco. “Apresentamos as experiências do município e do nosso Plano de Ação cadastrado junto à Organização Mundial de Saúde (OMS). Este intercâmbio de experiências contribuiu para que criássemos um círculo de aprendizagem latinoamericano, o que oportunizará parcerias futuras com países da América Latina”, destaca a secretária.

O evento foi organizado pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Segundo Anne, o objetivo foi a criação e lançamento da rede regional, por meio da realização de sessões públicas abertas e sessões de trabalho entre os potenciais membros da rede e a exposição do projeto denominado “Campanha de Sensibilização ao Idoso”.

“Cidades em todo o mundo estão se comprometendo, cada vez mais, com a pessoa idosa, através de políticas públicas, serviços, ambientes e estruturas que oportunizam participação dos idosos na sociedade, com segurança e bem-estar. A finalidade é melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, na medida em que envelhecem”, destaca Anne, lembrando que, atualmente, 500 cidades de 37 países, de todo o mundo, fazem parte da Rede Global.

Para Anne, a experiência contribuiu para demonstrar que Pato Branco está conduzindo os projetos de maneira eficiente. “A participação neste evento representou o reconhecimento pelo trabalho que o Município vem desenvolvendo, bem como ao projeto enviado a OMS em parceria com a Família Rotária e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sendo um grande orgulho podermos compartilhar as nossas ações, de gestão municipal, em nível internacional”, avaliou.

Em 2017, Pato Branco foi reconhecida como a 11ª melhor cidade para envelhecer no Brasil, considerando municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, pela Exame.com. No mesmo ano, foi assinado o termo de compromisso entre o Município e a Organização Mundial da Saúde (OMS), em busca da certificação de Pato Branco como Cidade Amiga do Idoso. No momento, o Município está aguardando certificação pela OMS.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários