Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco será certificada como Cidade Amiga do Idoso pela OMS

Evento de certificação acontecerá nesta terça-feira, dia 19, no Largo da Liberdade

 

Nesta terça-feira, dia 19, Pato Branco receberá a certificação no Programa Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa, concedida pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A solenidade acontecerá às 09h, no Largo da Liberdade. Lideranças e autoridades da cidade e região participarão da cerimônia, bem como representantes da OPAS e da OMS.

A certificação é uma conquista inédita no Paraná e resulta de um plano de trabalho voltado à qualidade de vida da pessoa idosa, por meio de ações permanentes desenvolvidas pela Prefeitura, juntamente com a Família Rotária, UTFPR, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e participação da deputada federal Leandre Dal Ponte – que tem a defesa da população idosa como uma de suas principais bandeiras na Câmara dos Deputados.

Além do prefeito Augustinho Zucchi e demais lideranças locais, o evento de certificação contará com a presença da coordenadora da Unidade de Família, Gênero e Curso de Vida da OPAS/OMS no Brasil, Haydee Padilla e da deputada federal, Leandre Dal Ponte.

Trajetória

Em 2017, Pato Branco foi reconhecida como a 11ª melhor cidade para envelhecer no Brasil, considerando municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, em estudo divulgado pela Exame.com. No mesmo ano, o prefeito Augustinho Zucchi assinou o termo de compromisso entre o Município e a Organização Mundial da Saúde (OMS), em busca da certificação de Pato Branco como Cidade Amiga do Idoso.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva, destaca que a implementação do Programa Cidade Amiga do Idoso vem contribuir para fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

“Cidades em todo o mundo estão se comprometendo, cada vez mais, com a pessoa idosa, através de políticas públicas, serviços, ambientes e estruturas que oportunizam a participação ativa dos idosos na sociedade, com segurança e bem-estar. Pato Branco, nesse sentido, pode se orgulhar por ser exemplo para o País”, enfatiza Anne.

Além das políticas públicas voltadas à terceira idade, Pato Branco instituiu o Fundo Municipal do Idoso e criou o site do Programa Cidade Amiga do Idoso e o Plano de Ação. Inicialmente, são 20 ações e 47 atividades específicas que compõem o Plano Municipal da Pessoa Idosa e o Plano de Ação do Programa Cidade Amiga do Idoso, o que também abrange pesquisas quantitativas e qualitativas, que serão desenvolvidas pela UTFPR – Câmpus Pato Branco neste ano.

“Estamos envolvendo os segmentos da sociedade civil organizada, empresários, instituições da rede pública e privada, servidores do Poder Executivo Municipal, membros do Sistema de Garantia de Direitos e membros do Conselho Municipal de Defesa do Idoso, na constituição de estratégias comuns e com foco em resultados que alcancem a melhoria na qualidade de vida dos idosos”, enfatiza Anne.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários