Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia Ativo reúne terceira idade com atividades de lazer e saúde

Mais de 300 idosos participaram da programação que contou com momentos de descontração e promoção à saúde

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Esporte e Lazer, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), União de Bairros, Rotary Club Pato Branco – Vila Nova e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promoveu o “Dia Ativo” nesta sexta-feira, dia 24, com inúmeras atividades realizadas para a terceira idade. A programação contou com a presença de mais de 300 idosos, que frequentam o CEU das Artes e do Esporte, Centro Dia, Lar dos Idosos, Viver Mais Unimed e Unati da Faculdade de Pato Branco (Fadep).

Entre as atividades desenvolvidas, houve vôlei gigante, canto, dança, truco, trilha, dominó, xadrez, canastra e bocha – promovidas, principalmente, no Largo da Liberdade. Diversos profissionais estiveram presentes desenvolvendo alongamentos e brincadeiras para movimentar os presentes. As equipes da Secretaria de Esporte e Lazer coordenaram os jogos e a programação também contou com almoço de confraternização.

Helena Ribas, que atua junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, também é membro do CMDI e do Comitê Gestor da Cidade Amiga do Idoso, foi uma das envolvidas na organização da programação e conta que o intuito, além de ser um dia para promover atividades diferentes, foi selecionar os idosos que irão representar Pato Branco no “Dia Ativo” regional, que acontecerá em Chopinzinho, no dia 01 de setembro. Na ocasião, cada um dos vencedores, de cada uma das modalidades realizadas, irá competir com idosos de outras cidades.

“Estamos felizes em reunir, num único local, os idosos que participam de diversos grupos e projetos sociais realizados pelo Município. Todos unidos, aproveitando as atividades propostas, agregando, integrando e usufruindo do objetivo principal, que é ter uma vida ativa e saudável”, ressaltou Helena.

Ozilia dos Santos, moradora do Bairro Alvorada, frequenta o CEU das Artes e do Esporte e conta que adorou a programação. “Muito divertido, com muitas opções de atividades e uma ótima oportunidade para nos reunirmos com os amigos e passarmos um dia diferente. Gostei muito”, disse ela.

Para Ilena Crisleni, aluna da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), projeto desenvolvido pela Faculdade de Pato Branco (Fadep), atualmente há uma programação bastante variada voltada para a terceira idade e o Dia Ativo serviu para promover a prática de exercícios físicos e jogos. “Eu vim para participar da canastra e gostei muito de ver todos reunidos”, contou ela.

Cidade Amiga do Idoso

Pato Branco é o terceiro município do Brasil e o primeiro no Paraná a receber a certificação no Programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa, concedida pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A certificação aconteceu em virtude das ações realizadas voltadas à qualidade de vida e à longevidade da terceira idade, realizadas pelo Município de Pato Branco, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Comissão Rotária e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários