Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia Ativo deve reunir 500 idosos em Pato Branco

O evento, promovido pela Prefeitura de Pato Branco, será realizado nesta sexta-feira (28)

Com o objetivo de integrar a terceira idade de Pato Branco nas mais diversas atividades culturais e esportivas, acontecerá, nesta sexta-feira (28), o Dia Ativo. O evento, promovido pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Esporte e Lazer, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI) e com o apoio da Comissão Cidade Amiga do Idoso, Rotary Club Pato Branco Vila Nova, União de Bairros, CTG Carreteando a Saudade e Secretaria Municipal de Saúde, deve reunir 500 idosos.

A abertura do encontro acontecerá no Largo da Liberdade, a partir das 8h30, e a programação contará com uma série de atividades, como vôlei gigante, concurso de dança de salão, truco, trilha, dominó, xadrez, canastra, caxetão, pontinho, bocha e a escolha da Miss e do Mister. A partir das 12h, será servido almoço aos participantes no CTG Carretando a Saudade. Os vencedores do concurso de dança, a Miss e o Mister, representarão o município no Dia Ativo Regional, que acontecerá em setembro e, pela primeira vez, sediado em Pato Branco.

O evento receberá os grupos de idosos de Pato Branco, que semanalmente participam de atividades e ações nos mais distintos espaços públicos da cidade, como no CEU das Artes e do Esporte, Espaço de Convivência do Idoso – Centro Dia e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Também são esperados os idosos do Viver Mais Unimed, da Associação Pato-branquense de Idosos (API), Universidade Aberta à Terceira Idade da Faculdade de Pato Branco (Unati-Fadep), Associação de Idosos Nossa Senhora da Luz, Lar dos Idosos, Missão Vida Nova/SOS Vida, Apae, entre outros.

O secretário de Esporte e Lazer, Paulo Vicente Stefani, enfatizou, também, que o Dia Ativo promove a socialização entre os grupos da terceira idade, incentivando a prática esportiva em busca do bem-estar e qualidade de vida, além de oportunizar que os idosos representem o município na etapa regional de algumas das atividades.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, destacou que o Dia Ativo é um momento de integração social e desenvolvimento de habilidades esportivas e culturais para o fortalecimento da autonomia dos idosos. “O papel da Secretaria de Saúde é oferecer suporte para os idosos durante esse dia, para que possam realizar suas atividades físicas e de lazer e receber os principais cuidados de saúde. Eventos como este são de suma importância para a integração e troca de experiências”, ressaltou.

Cidade Amiga do Idoso

Pato Branco é, atualmente, o terceiro município do Brasil e o primeiro do Paraná, certificado no Programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa, concedida pela Organização Panamericana da Saúde (Opas) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A certificação aconteceu em junho de 2018, em virtude das ações voltadas à qualidade de vida e à longevidade da terceira idade, realizadas pela Prefeitura de Pato Branco, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Comissão Rotária e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, ressaltou que a consolidação de Cidade Amiga do Idoso evidencia o protagonismo que o público da terceira idade tem em Pato Branco.  Conforme ela, os idosos são atores sociais de transformação e, por isso, as políticas públicas precisam estar articuladas para criações de ações que promovam o envelhecimento saudável. “As ações de políticas públicas são a resposta a estes novos idosos, que tem urgência em reinventar sua própria história e envelhecer com dignidade e autoestima”, salientou.

Saiba mais

Os idosos interessados em participar do Dia Ativo podem realizar a inscrição na hora do evento. Informações na Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone (46) 3225-5544.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários