Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Comitê apresenta Cidade Amiga do Idoso para sensibilizar os pato-branquenses

A intenção é promover mudanças de atitudes e acessibilidade, possibilitando a inclusão e qualidade de vida para a terceira idade

 

Na tarde de segunda-feira, dia 15, a secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, foi convidada para representar o Comitê Gestor da Cidade Amiga do Idoso na Câmara Municipal e apresentar aos vereadores como está a execução das ações, tendo em vista que Pato Branco recebeu a certificação no Programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa neste ano, concedida pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O município foi o terceiro do Brasil e o primeiro no Paraná a receber essa certificação.

A conquista se deve pela construção e execução de um planejamento voltado à qualidade de vida e à longevidade da terceira idade, em que o Município de Pato Branco, juntamente com os parceiros, tem realizado cursos, práticas esportivas, encontros e diversas atividades para os idosos. Além disso, para a certificação de Cidade Amiga do Idoso, também houve uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Comissão Rotária e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), como explica a secretária.

“O convite da Câmara teve o intuito de compartilhar as ações que estão sendo realizadas, contar como está sendo a participação dos pato-branquenses e, também, para lançarmos a campanha de sensibilização e respeito à pessoa idosa em nosso Município. Temos o objetivo de mobilizar a todos, para que sejam amigos dos idosos”, contou Anne.

A intenção, de acordo com a secretária, é que por meio de ações, todos possam colaborar, tendo em vista que há uma participação significativa das entidades, clubes de serviços, pastorais, Instituições de Ensino Superior, mas que isso precisa ser vivido em toda a cidade.

“Para alcançarmos essa conquista, o Município está cumprindo uma série de metas, mas queremos contar com o apoio de todos, fazendo aquilo que está ao alcance, com pequenos gestos e atitudes, nos tornando uma cidade amiga dos idosos a partir da atitude de cada pessoa ou estabelecimento comercial. Seja colaborando com um idoso ao atravessar a rua ou melhorando a acessibilidade dos locais”, completou Anne.

Saiba mais

Para saber mais sobre o Programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa, basta acessar o site www.conselhodoidosopb.com.br ou entrar em contato pelo telefone da Secretaria de Assistência Social (46) 3225-5544.

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários