Notícias

Pato Branco, PR °min °max

CEU e APAE realizam atividades de inclusão na praça Presidente Vargas

 

Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 01 de outubro, diversas atividades estão sendo realizadas pelo Município de Pato Branco, através do CEU das Artes e do Esporte. Nesta quarta-feira (05), o grupo de idosos que frequenta o espaço se reuniu na praça Presidente Vargas com alunos da APAE – Escola Especial Zilda Arns, para uma manhã com muita música, dança, alegria e diversão. O objetivo foi chamar atenção da população para o respeito e inclusão da terceira idade, assim como das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Quem passou pela praça também pôde participar das atividades, que contaram ainda com a parceria de uma farmácia da cidade, que ofereceu exames de glicemia e aferição de pressão arterial. Houve ainda música e dança, “aulão” de zumba e roda de chimarrão e pipoca.

Para o coordenador do CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco, Natan Bertol, a atividade promoveu a integração entre os idosos e os alunos da APAE. “Mais do que comemorar o Dia do Idoso, queremos oportunizar momentos de lazer e diversão à terceira idade. Também é uma forma de divulgar os trabalhos que realizamos para que outras pessoas venham fazer parte das nossas atividades”, explicou Natan.

A professora Indried Muller é responsável pelo projeto de teatro da APAE e contou que o evento teve como principal objetivo a homenagem aos idosos. “Acredito que a terceira idade e a Educação Especial possuem similaridades com relação ao tratamento que recebem de alguns públicos, que ainda as veem com insensibilidade e até com certa intolerância. Então, a atividade uniu esses dois grupos sociais para homenageá-los”, disse a professora.

Judith Faquinelo, 72 anos, contou que frequenta regularmente o CEU. “Eu gosto de ir, conhecer gente nova e encontrar os amigos. As atividades aqui na praça, hoje, foram mais do que aprovadas, pois nos divertimos muito”, contou.