Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo inicia no dia 08 de novembro

Dias D promoverão ações na praça Presidente Vargas, unidades de saúde dos bairros, Centro e São Roque do Chopim

 

De 08 a 28 de novembro, acontece a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo. Em Pato Branco, as doses serão ofertadas nas unidades de saúde dos bairros e Centro, com cronograma diferenciado no interior. Nos dias 08 e 22 acontece a mobilização dos “Dias D”, quando a imunização acontecerá na praça Presidente Vargas, nas unidades dos bairros, Centro e São Roque do Chopim, das 08h às 17h.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta, a meta é vacinar no mínimo 95% das crianças dentro dos grupos prioritários. “Lembramos que nos dias de semana, o atendimento será em horário habitual das unidades de saúde dos bairros e Centro. Os pais não podem esquecer a carteirinha de vacinação, já que a apresentação da mesma será obrigatória, pois cada caso exige uma conduta vacinal diferenciada”, explica.

Para reforçar as ações, a Secretaria de Saúde realizará um cronograma de vacinação contra poliomielite nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Pato Branco.  Além disso, durante a campanha, os profissionais das unidades de saúde aplicarão outras vacinas, caso as crianças tenham doses em atraso – o que evidencia a necessidade da apresentação da carteirinha.

Antonieta conclama a participação das famílias dos “Dias D” da campanha. “Nos sábados de mobilização, dias 08 e 22 de novembro, as unidades de saúde estarão abertas exclusivamente para a campanha de vacinação, sendo que teremos mais de 60 funcionários da Secretaria de Saúde atuando nas duas ocasiões, assim como em São Roque do Chopim e na praça Presidente Vargas. Por isso, conclamamos a participação dos pais para mais esta estratégia de prevenção, pela saúde das crianças”, ressalta a secretária.

No interior, a vacinação acontecerá em horário normal de atendimento, pela manhã e tarde, nas unidades de Sede Gavião, Sede Dom Carlos e Fazenda da Barra; em Passo da Ilha, será no dia 19, à tarde; em Cachoeirinha, será no dia 20, pela manhã.

Público-alvo

A vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Já a imunização contra o sarampo destina-se a crianças com idade entre 1 ano a menores de 5 anos. Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite.

HPV

Paralelamente, meninas com idade entre 11 e 13 anos podem se imunizar contra o HPV nas unidades de saúde. “Essa vacina é a medida mais eficaz para prevenir o câncer de colo de útero, doença que causa a morte de muitas mulheres no Brasil. Em Pato Branco, a cobertura de vacinação está muito baixa, por isso contamos com o apoio dos pais, para que levem suas filhas nas unidades de saúde”, completa Antonieta.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários