Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município está atualizando o cadastro de famílias para programas sociais

Além do recadastramento na Secretaria de Assistência Social e nos CRAS, mutirões atenderão os bairros da cidade. O primeiro será neste sábado, dia 12, no Centro de Musicalização do bairro Alvorada

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando a atualização cadastral de todas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que realizaram o cadastramento ou atualização no ano de 2015, bem como aquelas que estão com o cadastro desatualizado há mais de 24 meses. Atualmente, Pato Branco possui 7.634 famílias inseridas no CadÚnico. Destas, 3.377 deverão ser recadastradas.

Os beneficiários devem procurar o CRAS do bairro Sudoeste, CRAS bairro São João e a Secretaria de Assistência Social, para atualizarem as informações referentes às suas famílias. Com o cadastro atualizado, as famílias podem ter acesso ou continuar sendo beneficiárias de diversos programas e auxílios, como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Contribuição para donas e donas de casa (5% sobre o salário mínimo), Telefone Popular, Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, ID Jovem, dentre outros.

“Para isso, é preciso que a família se enquadre nos critérios estipulados na legislação vigente. Assim, é necessário que o responsável pela família compareça nos locais de recadastramento, munido de todos os documentos dos integrantes que residem no domicílio e ainda a conta de luz de sua residência, explica o gestor municipal do Programa Bolsa Família e do CadÚnico, Carlos Henrique Gnoatto.

Neste primeiro momento, estão sendo atualizados cadastros das famílias que residem nos bairros São João, Alto da Glória, Aeroporto, Bela Vista, Bonato, Bortot, Brasília, Fraron, Industrial, Planalto, São Francisco, São Luiz, São Vicente, Vila Esperança, Jardim das Américas, Vila Isabel, Santa Terezinha, Sambugaro, Parque do Som, Pagnoncelli, Menino Deus, La Salle, Centro, Cadorin, Bancários, Anchieta e Amadori, além da comunidade de São Roque do Chopim.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva, também estão sendo entregues materiais informativos nas residências, visando mobilizar as famílias quanto a importância da atualização. “Contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que estão entregando materiais e fornecendo informações às famílias que recebem acompanhamento domiciliar das Equipes de Estratégia Saúde da Família”, pontua Anne.

O CRAS do bairro Sudoeste situa-se ao lado do CEU das Artes e do Esporte, na Rua São Francisco, nº 175, telefone 3220-6052; o CRAS bairro São João está localizado na Rua Sadi Bertol, s/nº, telefone 3220-6059; e a Secretaria Municipal de Assistência Social localiza-se na Rua Teophilo Augusto Loiola, nº 264, bairro Sambugaro, telefone 3225-5544.

Para saber se sua família precisa realizar a atualização, basta acessar o site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/ e preencher as informações do Responsável pela família.

Mutirões

Além dessas ações, quatro mutirões serão realizados nos bairros, entre os meses de agosto e setembro, para recadastramento e atualização de cadastros. O primeiro mutirão será neste sábado, dia 12, das 09h às 12h e das 13h30 às 17h, no Centro de Musicalização do bairro Alvorada, atendendo moradores dos bairros Alvorada, Santo Antonio e Gralha Azul. No dia 26, será a vez dos bairros, Sudoeste, Novo Horizonte, Cristo Rei e Veneza, quando o mutirão ocorrerá das 13h30 às 17h, no CRAS do bairro Sudoeste.

No dia 16 de setembro, o atendimento será voltado à população que reside nos bairros Jardim Floresta, Santa Fé, Morumbi, São Roque, Vila Verde e Pinheirinho, das 13h30 às 17h, em local a ser confirmado. No dia 30 de setembro, o mutirão atenderá moradores do bairro São Cristóvão, das 13h30 às 17h, em local a ser confirmado na sequência.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários