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Balanço financeiro da Expopato 2014 aponta lucro de R$ 323 mil

A Comissão Central Organizadora (CCO) da 16ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2014, realizada de 08 a 16 de novembro passado, divulgou nesta terça-feira, dia 23, o resultado financeiro da feira. A Expopato 2014 apresentou superávit de R$ 323.635,14, levando ao Parque de Exposições de Pato Branco 203.091 pessoas, entre público pagante, credenciados e crianças (menores de sete anos não pagaram ingressos).

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, disse que o balanço financeiro retrata o trabalho das entidades, os investimentos do Município no parque, a presença dos 265 expositores e, acima de tudo, que a população de fato participou da feira.

“Sempre buscamos inovar e melhorar a Expopato em todos os aspectos para termos uma participação mais efetiva da população de Pato Branco e regional. O resultado não foi somente financeiro. Foi, sobretudo, lazer, congraçamento, negócios e a consolidação do Município como sede de uma das maiores feiras do Paraná”, analisa o prefeito.

Entre as inovações lembradas pelo prefeito Zucchi, está a remodelação do Parque de Exposições, que possibilitou a ampliação da área de entretenimento e lazer, bem como o show gratuito no primeiro dia do evento, que atraiu 63 mil pessoas. Somente no parque e entorno, a Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão em recursos próprios. Obras que resultaram em um novo ambiente da feira, o que foi aprovado pela absoluta maioria que visitou a Expopato 2014.

O presidente do Sindicomércio, Ulisses Piva, ratifica que a incorporação da área do kartódromo, e a consequente ampliação da área útil da feira, foram decisivas para o sucesso da edição 2014. “A estrutura da feira mudou bastante. Além de ampliar o Parque de Exposições, o que permitiu trazer um dos melhores parques de diversões do Sul do Brasil, foi possível fazer um novo portal para o público. O acesso ficou muito melhor, trouxe mais comodidade aos visitantes”, observa.

Piva afirma que as mudanças foram aprovadas pela população e pelos expositores. “Recebemos muitos elogios pela nova forma de organização. Não é mais possível pensar na Expopato sem a utilização do kartódromo”, conclui.

O presidente da Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb), Fabricio Valenga, lembra que a pesquisa elaborada pela CCO apontou uma aprovação da Expopato 2014 entre expositores e público.

“Tivemos uma avaliação positiva pelo novo formato da feira, pelo parque de diversões, segurança, pelos resultados e também pela comercialização de ingressos separados para os shows e a feira,” atesta Valenga.

O dirigente da ACEPB destaca ainda o fato da feira ter um saldo positivo, mesmo com a entrada gratuita no show do cantor Amado Batista. “Foram 63 mil pessoas que assistiram ao show de nível nacional, o que exigiu investimentos de R$ 159 mil pela CCO da feira, e que também contribuiu para o sucesso da Expopato”, pontua.

Agronegócio

Vicente Lucio Michaliszyn, presidente da Sociedade Rural Pato Branco, avalia que os valores positivos no balanço financeiro são importantes, mas destaca que a Expopato 2014 teve resultados que devem ser comemorados em outras áreas.

 “Tivemos um evento que, no geral, foi bastante positivo. Realizamos no setor agropecuário  negócios com até 20% acima do valor de mercado, justamente em razão da qualidade dos animais ofertados nos leilões”, explica.

Do ponto de vista do estímulo à genética da bovinocultura de leite, Vicente destaca ainda o sucesso na realização dos rankings das raças Jersey (primeira vez na Expopato) e Holandesa (segunda edição). O presidente da Sociedade Rural ressalta ainda a exposição dos animais de argola, com apresentação do desenvolvimento genético obtido pelos criadores da região. “Tivemos mostras de que o nosso padrão racial está adequado às exigências do mercado”, analisa.

Realização

A Expopato 2014 foi promovida pela Prefeitura de Pato Branco, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio e Sociedade Rural Pato Branco. Esta edição contou com o patrocínio do Banco do Brasil, Sanepar, Ampernet, BRDE, GarantiSudoeste-PR, TV Sudoeste e Diário do Sudoeste, com apoio de Karina Alimentos, Água Clara, Sicoob e Câmara Municipal de Pato Branco.

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