Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Atendimento odontológico de Pato Branco está entre os melhores do Paraná

Município ficou em quarto lugar no 5º Paraná Sorridente, entre cidades com população de 50.000 a 300.000 habitantes

Pato Branco foi destaque no 5º Paraná Sorridente, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná, que analisou a gestão em saúde bucal dos municípios paranaenses. O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde garantiu o quarto lugar, entre municípios com população de 50.000 a 300.000 habitantes. Com o resultado, inédito para a cidade, Pato Branco garantiu a melhor avaliação entre os municípios do Sudoeste do Paraná.

O resultado refere-se ao trabalho iniciado em 2013 e compreende diversas ações da Prefeitura, pela melhoria dos serviços ofertados à população. Entre elas, a ampliação do número de equipes de Saúde Bucal atuando nos bairros, junto às Equipes de Estratégia Saúde da Família – de 4, o Município passou para 8. Outro avanço foi o atendimento noturno a casos de urgência, ofertado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) desde o ano passado, das 17h30 às 21h30.

O prefeito Augustinho Zucchi ressalta o compromisso da Administração Municipal com a qualidade da saúde pública, bem como na oferta de atendimento e tratamento odontológico básico e especializado. Para tanto, desde 2013, foram contratados 195 profissionais para a Secretaria de Saúde, sendo 14 da área de odontologia.

“Fomos avaliados com cidades maiores e conseguimos mostrar que estamos qualificados para atender a população com excelência. Essa conquista é resultado de um amplo planejamento, que vai desde a contratação de profissionais para a Secretaria de Saúde, a estruturação das unidades de saúde e da implantação de novas Equipes de Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal. Além disso, mantemos ações preventivas permanentes nas escolas da Rede Municipal”, enfatiza Zucchi.

Mensalmente, cerca de 1.700 pessoas recebem atendimento odontológico no CEO e nas unidades de saúde de Pato Branco. Para o coordenador de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Anderson Nezello, o reconhecimento demonstra a viabilidade das ações e programas realizados pelo Município.

“São atividades preventivas, que atendem a comunidade, escolas, creches e diversas instituições. Temos uma equipe capacitada e qualificada, formada por cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, que se dedicam à oferta do melhor atendimento à população”, pondera.

Os municípios do Paraná foram distribuídos em três categorias, de acordo com o número de habitantes. Pato Branco esteve entre os municípios com 50.000 até 300.000 habitantes. O primeiro lugar da categoria ficou com Cambé, seguido por Guarapuava, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Colombo, Francisco Beltrão e Cascavel. “Também foi considerado o IDH, a qualidade de vida e os serviços ofertados em Pato Branco na área da saúde pública”, frisa Anderson.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários