Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco realizará projeto Sonho de Menina

Iniciativa irá promover o debut social com a comemoração dos 15 anos de 20 adolescentes  

A tradicional festa em comemoração aos 15 anos é um rito de passagem na vida das adolescentes. Seja por meio de uma grandiosa festa ou aquela comemoração mais íntima, com a família e os amigos, o simbolismo é mantido e, com o objetivo de que a tradição esteja ao alcance de todos, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco, as “Madrinhas”, irão realizar o projeto “Sonho de Menina”. O projeto oferecerá dois meses de atividades para um grupo de 20 adolescentes.  O encerramento será com o debut social, em 30 de outubro, com a presença das famílias, na Sociedade Rural Pato Branco.

Mais do que ser apenas uma comemoração, o Sonho de Menina irá promover toda a preparação das meninas, com a participação delas em oficinas de: Maquiagem; Etiqueta Profissional; Roda de Negócios; Visita Técnica, em empresas; Orientações de Saúde; Fortalecimento Familiar e Tecnologia; e Preparação para o mercado de trabalho. As meninas também participarão de sessões fotográficas e receberão vestidos, calçados e a maquiagem, tudo sob responsabilidade das Madrinhas.

A intenção do projeto, de acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, é promover o fortalecimento do público juvenil feminino no município de Pato Branco, tendo como foco a prevenção às vulnerabilidades sociais e a formação, buscando despertar o desejo de serem agentes de mudança social, por meio de princípios e valores.   

“Realizar esse projeto era um sonho que eu tinha, pois eu tive essa oportunidade em minha adolescência, mas quantas não tiveram e quantas não teriam se não fosse esse projeto? É um momento importante na vida delas e queremos que seja inesquecível, tanto em comemorações quanto em oportunidades de mudanças, tendo em vista que já conseguimos bolsas de estudos para aulas de inglês e, juntamente, com as Madrinhas, iremos buscar vagas profissionais para elas”, contou Anne. 

A coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Gisele Datsch, contou qual foi a motivação ao abraçarem o projeto e serem as Madrinhas das meninas. “Aceitamos esse presente, pois acreditamos que podemos fazer algo por elas. Inspirar, incentivar, orientar para uma vida de planejamento e preparação para viver sonhos. Essas meninas representam, para nós, a esperança de um mundo melhor, onde um acredita no outro”, ressaltou Gisele.

Para o presidente do CMDDCA, Garcia Neto, o Sonho de Menina será algo único. “Estamos envolvidos em tornar o sonho delas em realidade, colaborando, também, para que consigam o primeiro emprego, se fortalecendo enquanto indivíduos e assumindo o protagonismo de suas vidas”, explicou Garcia.

Sonho de Menina

As meninas que irão participar do projeto foram selecionadas com base em alguns critérios, entre eles, estarem inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); estarem matriculadas, em uma instituição de ensino pública ou bolsista em escola privada,  e com frequência mínima de 75%; estejam participando, no ano de indicação ao projeto, de oficinas e cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social; serem solteiras, sem filhos e não estarem em união estável; e completarem 15 anos no ano da execução do projeto.

A programação terá dois meses de duração e a primeira atividade a ser realizada, acontecerá no Parque do Alvorecer, na quinta-feira (05), às 16h, com a apresentação e socialização das meninas que farão parte do grupo, neste primeiro ano do projeto, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Mais informações

Para mais informações ou para ser um apoiador do projeto Sonho de Menina, basta entrar em contato a Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo telefone, (46) 3225-5544, pelos e-mails, recepcaosocial@patobranco.pr.gov.br e sedoc@patobranco.pr.gov.br, ou no endereço rua Teófilo Augusto Loiola, 256.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários