Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município envolve 350 homens e mulheres em projetos voltados à autoestima e superação

Projetos “Maria Maria” e “Eles” desenvolveram diversas ações em 2017  

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou o encerramento das atividades promovidas em 2017 dos projetos “Maria Maria” e “Eles”. Cerca de 350 pato-branquenses participaram dos projetos que promoveram atendimentos, oficinas, palestras, rodas de conversa, cuidados com a saúde e preparação para o mercado de trabalho, promovendo espaços voltados a integração, lazer, superação e novas vivências.

O “Maria Maria” é voltado para mulheres que viveram ou estão em situação de violência. A iniciativa proporciona um espaço de escuta, troca de vivências, informações, oficinas de trabalhos manuais, orientações e encaminhamentos à rede de atendimento local, por meio da atuação da equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – psicóloga, assistente social, educadora social e assessoria jurídica. Atualmente, cerca de 80 mulheres participam do projeto, que também tem o intuito de prepará-las para o mercado de trabalho.

“A nossa equipe, tanto a técnica quanto a administrativa, realiza esse acolhimento de forma muito carinhosa, pois queremos que elas se sintam à vontade para compartilhar experiências de vida, superando as situações vividas e minimizando conflitos no ambiente familiar. Nosso principal objetivo é fortalecer as mulheres para que elas se tornem protagonistas e realizem o enfrentamento das situações de violência vivenciadas por elas”, explica a secretária de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva.

Já o projeto “Eles”, atende cerca de 70 homens da área de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que participam do grupo de convivência, e mais de 200 homens em atendimento no Programa de Atendimento Integral a Família (PAIF). As principais atividades desenvolvidas pelo projeto são as rodas de conversa em parceria com as secretarias de Saúde e Meio Ambiente, Associação de Bairros, igrejas, entre outros.

“Repassamos informações importantes voltadas ao público masculino, como cuidados com a saúde, bem estar, o papel do homem na família e na sociedade, previdência social e as oportunidades no mercado de trabalho pra melhoria da renda familiar. Em 2018, o Projeto “Eles” irá promover uma turma para o curso de panificação, a formação foi escolhida com base nas necessidades que eles apontaram. A intenção é a capacitação para o mercado de trabalho, atrelada ao fortalecimento de vínculos junto às famílias, amigos e a comunidade”, ressalta Anne.

Mais informações sobre oficinas e projetos, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua Teófilo Augusto Loiola, bairro Sambugaro, ou através do telefone (46) 3225-5544.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários