Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município e parceiros querem combater a venda de bebidas e cigarros a menores de 18 anos

Neste sábado (13/05), a Secretaria Municipal de Assistência Social, CMDDCA e Conselho Tutelar, iniciarão campanha que acontecerá em toda a cidade em parceria com diversas entidades

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Conselho Tutelar e parceiros, realizarão neste sábado, dia 13, uma mobilização para dar início à Campanha de Combate à Venda de Bebidas Alcoólicas e Cigarros, voltada a menores de 18 anos. A programação iniciará às 09h, na Praça Presidente Vargas, reunindo parceiros e voluntários que, na sequência, visitarão estabelecimentos comerciais nos bairros e na área central. À noite, o Conselho Tutelar e o CMDDCA também visitarão estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas e cigarros.

Durante a ação, que atende o Art.243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), serão realizadas intervenções que transmitirão a mensagem “Seja usuário da vida. Drogas e álcool: não curta, não compartilhe. Bom mesmo é ser feliz!”. A secretária de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva, explica que as visitas nos estabelecimentos comerciais visam orientar e solicitar a colaboração dos empresários na campanha, além da fixação de cartazes, alertando sobre a comercialização de álcool e cigarros a menores de 18 anos, o que é contra a lei. “O objetivo da campanha é prevenir, dificultando o acesso a esses produtos, especialmente a menores de 18 anos, pois essas substâncias podem causar dependência às crianças e aos adolescentes”, avalia Anne.

De acordo com Anne, o consumo abusivo de álcool e outras drogas são fatores que contribuem para a desestruturação familiar. “Por isso, estamos trabalhando em rede, visando alcançar o maior número de pato-branquenses para, juntos, protegermos as crianças e os adolescentes da exposição aos vícios, oferecendo uma opção de mudança a quem quiser mudar de vida”, disse Anne.

A Secretaria Municipal de Assistência Social possui diversos programas que promovem a valorização do jovem, ofertando opções de cultura e formação. Paralelamente, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) desenvolvem atividades voltadas à conscientização dos malefícios do consumo abusivo de substâncias psicoativas, fortalecimento de vínculos e desenvolvimento do protagonismo e a autonomia social.

Parceiros

A Campanha de Combate à Venda de Bebidas Alcoólicas e Cigarros possui como parceiros: Conselho Municipal de Segurança (CONSEG); Conselho Municipal Anti Drogas (COMUD); Câmara Municipal de Vereadores; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Núcleo Regional de Educação (NRE); União das Associações de Moradores de Bairros; Ministério Público; Polícia Civil; Denarc; Polícia Militar; Rotaract Club de Pato Branco Vila Nova; Comunidade Cristã Vida para os Povos; Jornada Jovem; Dragões Moto Clube; Assembleia Guardiã das Cores nº 18; SAMU, Departamento de Fiscalização; Núcleo de Combate à Violência e Cultura da Paz; Grupo de Escoteiros Primavera; Comunidade Terapêutica Nova Maneira de Viver; Rotary Club de Pato Branco; e SOS Vida/Missão Vida Nova.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários