Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Moradores do conjunto habitacional Vila São Pedro recebem certificados de qualificação profissional

Cerca de 60 moradores realizaram cursos de qualificação profissional, ofertados, gratuitamente, pela Prefeitura de Pato Branco

Foram certificados na noite desta terça-feira (30), no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), 58 moradores do conjunto habitacional Vila São Pedro, do bairro São João, pela conclusão em cursos de qualificação profissional, ofertados, gratuitamente, pela Prefeitura de Pato Branco através do Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, em convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) e executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Pato Branco, contratada pelo Município para prestação do serviço. Secretários municipais, vereadores, professores e familiares participaram do evento.

Os cursos de Salão Básico, Costura Básica, Informática, Pequenos Reparos e Paisagismo fazem parte do Programa de Desenvolvimento Socioterritorial Pós-ocupação (PDST), da CEF, e tiveram o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores, desenvolver sua autonomia e inseri-los no mercado de trabalho. No total foram preenchidas 92 vagas, onde alguns dos alunos participaram de mais de uma oficina. O investimento foi de R$ 105.920,00, oriundos da CEF, responsável pelos projetos habitacionais. Essa foi a primeira vez que cursos de qualificação profissional foram oferecidos, em especial, aos moradores de conjuntos habitacionais de Pato Branco.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, enfatizou que a certificação dos moradores foi um momento especial, que veio fortalecer as famílias, promover a inclusão social e geração de renda. “É uma noite festiva e ocasião em que reforçamos mais uma vez a importância das Políticas Públicas para o fomento da melhoria da qualidade de vida da população de Pato Branco. Temos certeza que o projeto desenvolvido pode mudar a vida das pessoas, aprimorar o currículo destes moradores e trazer benefícios para o seu dia a dia”, ressaltou.

O gerente do Senac de Pato Branco, Vanderlei Correia, salientou a satisfação em contribuir para a qualificação dos moradores do conjunto habitacional Vila São Pedro. “É um momento especial, de encerramento de ciclo e superação de expectativas. Os alunos se envolveram no decorrer de todas as oficinas e tivemos depoimentos de mudanças de vidas e de opiniões. A parceria entre a Prefeitura de Pato Branco e o Senac foi um sucesso e acreditamos em futuros projetos, para trazermos novas oportunidades para a comunidade”, destacou.

Elizete Lurdes Vanin, 54 anos, realizou os cursos de Salão Básico, Pequenos Reparos e Paisagismo. Ela contou que, através das aulas, ganhou mais autonomia e aprendeu sobre assuntos que não imaginava. “Gostei de todas as oficinas, porém, a de Pequenos Reparos, me permitiu aprender a arrumar uma tomada, trocar o chuveiro, fazer a ligação de fios, entre outras informações. Estou numa alegria imensa e maravilhada com essa oportunidade, que foi única e especial”, enfatizou.  

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários