Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Em Pato Branco, começa a obra de asfalto na rua Ivaí

Moradores comemoram a realização da obra, que era uma reivindicação antiga 

Os moradores dos bairros Jardim Floresta e Pinheirinho estão acompanhando o início da revitalização da rua Ivaí, a principal via de acesso às demais regiões da cidade pela avenida Tupi e pela BR-158. O trecho de 3,5 quilômetros está sendo atendido, como parte do projeto que também contempla a rua Tocantins, na região dos bairros São Francisco, São Luis e Vila Izabel.

O prefeito Augustinho Zucchi ressalta a importância da obra que representa planejamento e mobilidade urbana para Pato Branco, lembrando que a Ivaí será ligada com a Tocantins por meio de um viaduto, construído na avenida Tupi.

“Essa é uma obra histórica, estrutural e integra um projeto de mobilidade urbana que contempla a criação de uma alternativa de acesso no sentido Oeste-Norte da cidade, valorizando imóveis e trazendo mais qualidade de vida para as pessoas, tanto na Ivaí e adjacentes, como também na rua Tocantins, na região Norte”, pontua Zucchi.

No total, o projeto de revitalização e pavimentação asfáltica da Ivaí e da Tocantins atenderá 8,5 quilômetros, com investimentos de R$ 10.832.363,58, provenientes de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal. O projeto também compreende a construção de um viaduto na avenida Tupi, ligando as ruas Tocantins e Ivaí. Também estão sendo atendidos trechos das ruas Marília (entre as ruas Terezinha Duarte e São Paulo), Terezinha Duarte (entre as ruas Marília até Ivaí), Senador Teotônio Vilela (entre a rua Ivaí e a marginal da BR-158) e Iguatemi (entre as ruas Ivaí e avenida Tupi).

Realidade

No sentido à BR-158, boa parte da rua Ivaí ainda é de terra, mas a extensão também possui trechos com calçamento e asfalto – obra antiga, que está se deteriorando. Arivonil Madureira, 64 anos, morador há 21 anos do bairro Jardim Floresta, conhece bem as dificuldades de quem reside ou precisa utilizar o trecho diariamente. “Nós sofremos muito com a poeira, principalmente as crianças e as pessoas mais de idade. As casas estão sempre empoeiradas. E quando chove o problema é o barro”, conta.

Arivonil frisa que a obra de asfalto é uma reivindicação antiga dos moradores. “O asfalto foi feito uma única vez, depois só tapa-buracos. Outros prefeitos prometeram que iam fazer o asfalto na Ivaí, mas era só promessa. Agora, com essa obra, vamos ser felizes aqui”, destaca.

Severino Canton da Silva, 63 anos, lembra que os moradores fecharam a rua há cerca de três anos, como forma de protesto, pedindo a melhoria que, para ele, vai valorizar a comunidade. “Estamos praticamente isolados aqui, é muito difícil a nossa situação sem esse asfalto. Agora que estão mexendo na rua, torcemos para que a obra seja concretizada, para melhorarmos de vida, pois esse é um sonho para nós”, relata Severino, que há 15 anos reside na rua Ivaí.

No momento, as obras na Ivaí contemplam o trecho de terra entre a rua Adolfo Zolet e a BR-158, com intervenções de limpeza do leito, alargamento e implantação de tubulação pluvial. Após a conclusão dessas etapas, iniciará a pavimentação com asfalto quente.

Tocantins

Paralelamente, as obras também acontecem na rua Tocantins, cuja revitalização atende o trecho entre as ruas Artibano Sutille e Osvaldo Aranha, num total de 2,5 quilômetros. Além da pavimentação, a estrutura contará com ciclofaixas e novos passeios em determinados trechos.

Até o momento, foi realizada a pavimentação asfáltica e pintura da sinalização no trecho entre as ruas Osvaldo Aranha e Nereu Ramos. No trecho entre as ruas Roald Carraro e Anibal Leal, houve o alargamento da via em 2 metros e a recolocação dos postes de energia elétrica. Também foram executadas obras de drenagem pluvial com a colocação de tubos. As primeiras intervenções para pavimentação asfáltica do trecho entre as ruas Artibano Sutile e Aníbal Leal, que dá acesso ao bairro São Francisco, já foram iniciadas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários