Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Em encontro com produtores, Município apresenta obras de asfalto em Passo da Ilha

Na noite desta segunda-feira, dia 02, o Município de Pato Branco promoveu um encontro para tratar sobre a pavimentação asfáltica que atenderá a estrada de acesso à comunidade de Passo da Ilha, a terceira obra do Programa Asfalto no Campo. Apesar do frio, a comunidade compareceu em grande número para conhecer e esclarecer dúvidas sobre a obra. Para pavimentar e readequar 6,3 quilômetros da estrada Pioneiro Narciso Bernardi, a Prefeitura investirá cerca de R$ 2,4 milhões em recursos próprios.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Luiz Ascari, solicitou a cooperação da comunidade durante o processo de pavimentação da via. “Cada um precisa fazer a sua parte, seja na limpeza das laterais ou realizando as obras de contenção das águas da chuva. Ao final, tenho certeza que, além de qualidade de vida, a obra refletirá em impacto econômico ao valorizar as propriedades”, salientou Clodomir.

O presidente da capela de Passo da Ilha, Joecir Bernardi, ressalta que a expectativa pelo asfalto já está contribuindo para mudar a realidade do êxodo rural. “É muito comum os filhos cursarem a faculdade e se mudarem para a cidade para trabalhar. Mas, com o anúncio do asfalto, já há casos de pessoas voltando para residir na propriedade dos pais, pois acaba sendo mais fácil, rápido e econômico ir e vir todos os dias”, disse Joecir.

Itacir Bernardi utiliza o trecho com frequência e afirma que o asfalto irá melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos moradores de Passo da Ilha e das comunidades da região. “Além dos que participam do Mercado do Produtor, há os produtores que entregam alimentos para as escolas e para os mercados e fazem esse caminho diariamente. Então, para eles, o asfalto representará economia, rapidez e até mesmo segurança”, explicou.

Nas próximas semanas, o Município iniciará as intervenções de readequação e preparação do leito da estrada, seguida pela colocação da base reforçada em brita graduada e compactação – processo que vem sendo padronizado em todas as etapas do Programa Asfalto no Campo. Na sequência, o trecho de 6,3 quilômetros receberá o asfalto. A etapa da pavimentação asfáltica está em processo licitatório, cuja abertura das propostas das empresas interessadas em realizar a obra aconteceu nesta terça-feira, dia 03.

Planejamento

Em 2014, o Programa Asfalto no Campo atendeu a estrada de acesso à comunidade Independência. Foi a primeira obra deste programa inédito em Pato Branco – o primeiro voltado exclusivamente a obras de pavimentação asfáltica nas estradas rurais do município. Em 2016, foi pavimentada a estrada de Nossa Senhora do Carmo, obra que no momento está na fase de instalação da sinalização. Também está no planejamento do Município a estrada de São João Batista, projeto que será executado em parceria com o Governo Federal.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários