Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Asfalto na comunidade de São João Batista está na reta final

A pavimentação asfáltica na estrada rural Azelino Dalla Costa, que dá acesso à comunidade de São João Batista, está em fase final de execução. Para pavimentar 6,78 quilômetros, está sendo investido R$ 1.820.163,77, entre recursos do Ministério do Turismo e do Município. Além disso, a Prefeitura realiza intervenções de readequação, tubulação, entre outras.  A obra é mais uma etapa do Programa Asfalto no Campo, que já atendeu as comunidades de Independência, Passo da Ilha e Nossa Senhora do Carmo.

Os recursos disponibilizados pelo Ministério do Turismo foram conquistados após a Prefeitura de Pato Branco desenvolver um projeto evidenciando os principais pontos turísticos da região e que demonstram as belezas naturais locais, principalmente recantos, cachoeiras e reservas permanentes de preservação ambiental que contornam o Rio Chopim e o Rio Pato Branco. Entre os lugares retratados no projeto está a gruta Nossa Senhora de Lurdes, recantos Dalla Costa, Ruzza, Carletto, entre outros.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o Programa Asfalto no Campo valoriza o produtor rural, pois oportuniza condições de transporte, escoamento de grãos e qualidade de vida. “Estradas de qualidade representam economia, conforto e segurança aos moradores. Essa é mais uma demonstração de respeito aos nossos agricultores, que são fundamentais para Pato Branco”, ressalta Zucchi.

Para o produtor Antonio Ciquelero, que reside na comunidade de São João Batista há mais de 50 anos, o asfalto representa uma nova realidade. “Vai trazer economia, rapidez e facilidade no deslocamento, tanto para as necessidades da família, quanto para o escoamento das nossas produções”, afirma.

A moradora Tereza Maria Dallacosta Bonetti nasceu e reside na comunidade há mais de 70 anos, e conta que está satisfeita com a obra. “Esse trecho começou com uma trilha no meio do mato fechado, virou estrada de chão, de calçamento e agora veio o asfalto. Nós, que residimos aqui, ficamos muito felizes com as melhorias que o asfalto trará”, comemora.

A pavimentação beneficiará, ainda, quem utiliza o trecho para visitar os pontos turísticos, como a Karoline Bastos Corrêa, que frequenta o recanto do Carletto. “É um ótimo lugar para passar um final de semana tranquilo e em contato com a natureza e, agora, com o asfalto, vai ser mais rápido, fácil e seguro”, ressalta.

Planejamento

Em 2014, o Programa Asfalto no Campo atendeu a estrada rural Pioneiro Irineu Bertani, que dá acesso à comunidade Independência. A obra, com 6,3 quilômetros, foi a primeira deste programa inédito em Pato Branco – o primeiro voltado exclusivamente a obras de pavimentação asfáltica nas estradas rurais do município.

Em 2016, foi pavimentada a estrada rural Pioneiro Recieri Picolo, que dá acesso à comunidade de Nossa Senhora do Carmo. Na ocasião, foram pavimentados 6,3 quilômetros. Ainda em 2016, foi a vez da comunidade de Passo da Ilha, com a estrada Pioneiro Narciso Bernardi, receber as obras do Asfalto no Campo, no trecho de 6,3 quilômetros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários