Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Araucária da Tocantins é alvo de vandalismo

O pinheiro preservado na nova rua Tocantins, região norte de Pato Branco, foi alvo de vandalismo. O tronco foi danificado por um corte lateral de cinco centímetros de profundidade, o que pode comprometer a árvore centenária. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu a denúncia de moradores da região e acionou a Polícia Civil. O Município convoca a população para que coopere com informações que possam identificar o autor ou os autores da ação criminosa.

Em Pato Branco, quem trafega pela Tocantins vê de perto um exemplo de sustentabilidade, com a preservação da Natureza presente em uma grande obra de mobilidade urbana. A revitalização da via, executada pela Prefeitura em 2014, manteve intacta a araucária por determinação do prefeito Augustinho Zucchi.  A árvore divide espaço com veículos, pessoas, tudo na mais perfeita ordem, impressionando pelo tamanho e embelezando a região Norte da cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, explica que o corte, feito em uma das extremidades tronco, provavelmente com um machado, pode até levar à morte da árvore, que se tornou símbolo de Pato Branco.

“Estamos trabalhando na recuperação da árvore, onde faremos uma espécie de curativo no corte. Vamos esperar, sobretudo torcer, para que a Natureza recupere a árvore e refaça a casca”, enfatiza.

Bertani lamenta o ocorrido que, em virtude das cascas da árvore ainda existentes no local, certamente ocorreu nos últimos dias. “Este foi mais que um ato de vandalismo, foi um crime ambiental. Registramos o boletim de ocorrência junto a 5ª SDP e acompanhamos as investigações junto com a polícia. Por isso, quem tiver alguma informação, que não deixe de nos contatar”, ressalta Bertani. O telefone da Secretaria de Meio Ambiente é o (46) 3220 – 1505.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários