Notícias

Pato Branco, PR °min °max

MEIs participaram de programação realizada pelo Município

Além de atendimentos, campanha ofereceu seminários gratuitos para microempreendedores

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou de 13 a 17 de fevereiro, a Campanha de Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). A programação, organizada pela Sala do Empreendedor em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), promoveu 250 atendimentos para auxílio na emissão da declaração, além de dois seminários gratuitos voltados aos microempreendedores.

De acordo com a agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Rosiclei Caldato Dalagnol, a participação foi expressiva, tanto nos atendimentos quanto nos seminários. “Nossa intenção, ao realizar a campanha, foi oportunizar um momento para que os MEIs pudessem realizar a declaração, bem como, participar das capacitações gratuitas. A iniciativa intensificou o trabalho diário da Sala do Empreendedor, voltado à orientação e qualificação dos microempreendedores”, disse Rosiclei.

Os seminários, que aconteceram nos dias 14 e 17, tiveram como temas “Planejamento” e “Controle de finanças”, respectivamente. Jennifer Patrícia Klingstron foi umas microempreendedoras participantes. Ela conta que começou as atividades de caligrafia artística em 2009, quando foi convidada para subscritar convites de casamento. Em 2011, formalizou sua empresa, o que a estimulou a aprimorar a atividade. Hoje, oferece, além da caligrafia para convites prontos, confecção de convites para mini wedding, festas infantis e festas diversas. “Tudo de forma artesanal ou em scrap, com muitas pérolas, fitas, strass, entre outros”, contou ela.

Ela avaliou a programação positivamente. “Foi um momento para tratarmos da saúde financeira dos negócios. Trocamos experiências, realizamos exercícios e cálculos, analisamos fluxos de caixa, entre outros assuntos. Foi a chance de conhecer ferramentas e gerir a empresa do jeito certo”, explicou ela.

Para Jennifer, a participação em seminários, cursos e oficinas é primordial. “Nós, microempreendedores, precisamos ter em mente que diversas grandes empresas iniciaram suas atividades como MEIs, mas cresceram e prosperaram porque tiveram o conhecimento necessário para tomar decisões nos momentos certos. Sem contar que neste momento de instabilidade econômica, nossas empresas precisam de atenção, dedicação e perseverança. Por isso, quem souber utilizar os conhecimentos adquiridos, não será demasiadamente afetado”, ressaltou.

Declaração

Atualmente, Pato Branco conta com 2.733 microempreendedores individuais (MEIs) formalizados, que devem fazer a declaração simplificada até o dia 31 de maio. Para realizá-la, basta acessar o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br, buscar o link “Microempreendedor individual” e a área referente à declaração anual DASN-SIMEI. Outra opção é agendar atendimento na Sala do Empreendedor, junto à Prefeitura de Pato Branco.

A não declaração dentro do prazo estabelecido resulta em multas. Mais informações podem ser obtidas junto à Sala do Empreendedor ou através dos telefones: (46) 3220-1574 e (46) 3220-1591.