Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco entrega doses de sêmen bovino e recarga de nitrogênio para produtores rurais

O repasse foi realizado por meio do Programa de Inseminação Artificial (PIA), da Secretaria Municipal de Agricultura

Os produtores de leite de Pato Branco receberam, na tarde de sexta-feira (07), no Parque de Exposições, a recarga de nitrogênio, doses de sêmen bovino das raças Holandês e Jersey, bem como, bainhas e luvas para a aplicação da inseminação. O repasse foi realizado pela Prefeitura de Pato Branco, por meio do Programa de Inseminação Artificial (PIA), da Secretaria Municipal de Agricultura.

Além do melhoramento genético dos animais e aumento da produção leiteira, o programa ajuda na redução dos custos dos produtores. O médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Fabiano Alves da Silva, explicou que, mensalmente, é feito o abastecimento dos botijões que armazenam os sêmens e, anualmente, é repassada uma determinada quantidade de sêmen bovino aos produtores de leite, que realizam as inseminações.

Atualmente, segundo ele, há cinco voluntários que recebem subsídio e material da Prefeitura para trabalhar e que atendem todos os produtores de leite do município. “O PIA é responsável pelo melhoramento genético dos animais e pelo aumento da produção leiteira do município, já que a inseminação artificial é realizada com o que há de melhor em genética”, afirmou o veterinário.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, ressaltou que os encontros de entrega dos produtos do PIA servem, também, para a troca de experiências entre os produtores rurais. Ele propôs que, com o auxilio técnico do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), seja formado um grupo para discutir as questões que envolvem a inseminação e a cadeia do leite. “Podemos aproveitar a expertise do Iapar para sanar alguns gargalos que ainda existem neste setor, para que, orientados, possam absorver o máximo de conhecimento destes momentos”, disse Clodomir.

Ascari ressaltou que a entrega dos sêmens bovinos e a recarga do nitrogênio é uma ação muito importante da Secretaria Municipal de Agricultura. “Sem dúvida aumenta a produtividade e a qualidade do rebanho bovino de leite, diminuindo os custos dos produtores rurais”, enfatizou.

O produtor rural, Paulo Henrique Tumelero, da Comunidade de São João Batista, recebe há oito anos as doses de sêmen. “Observei, no decorrer destes anos, um significativo melhoramento genético do gado em minha propriedade e, ainda, com um custo baixo”, analisa.

Saiba mais

Interessados em receber os produtos do PIA devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, localizada junto à Prefeitura de Pato Branco. A Secretaria fará um cadastro do produtor para posterior análise e inserção ao programa. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Informações pelos telefones, 3220-1502 ou 3220-1504.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários