Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco conta com Agronet, internet no campo

Programa inédito, idealizado pela Prefeitura de Pato Branco, alcançará 100% das comunidades

As comunidades de Alto Paraíso, Fazenda da Barra, Independência, Passo da Pedra, Rio Gavião, Sede Gavião, Teolândia e Vila Bonita já estão conectadas com o Agronet, programa de internet gratuita para o campo. A iniciativa é da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Ampernet Telecom, Coopertradição, CybertechNet e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – câmpus Pato Branco.

No total, são 50 pontos de internet instalados em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), pavilhões da área rural e pontos intermediários, abrangendo todas as comunidades. O Agronet é um programa que visa impulsionar novos negócios; democratizar a informação; viabilizar o desenvolvimento do campo, através da inovação; e colaborar significativamente para a agricultura de precisão.

Os secretários municipais de Agricultura, Clodomir Ascari, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, estão acompanhando os trabalhos de instalação e implantação do programa. “Estamos sendo recebidos com alegria pelas famílias, elas agora estão conectadas com o mundo, recebendo uma internet de qualidade que irá oportunizar uma melhor comunicação e novas oportunidades. Entre elas, a possibilidade de conectar os maquinários diretamente com a assistência técnica, o monitoramento do plantio e da colheita e uma melhor automatização da produção leiteira, bem como, dos aviários. Além dos benefícios para quem reside há, ainda, para quem precisa ir até o local para os negócios, com a comercialização de insumos e produtos, assim como, para os turistas, que visitam nossas comunidades”, explicou Clodomir.

O Agronet conta, ainda, com a instalação de seis estações meteorológicas, que possibilitam a coleta de dados para execução de projetos de agricultura 4.0, e disponibilizados 23 drones, de alta resolução, para o levantamento de informações topográficas e outras relacionadas à agricultura.  Em áreas próximas, não será necessária a instalação de nenhum equipamento, por parte do usuário, para receber a internet, apenas conectar seu smartphone ou notebook.

Mais informações pela Secretaria Municipal de Agricultura, telefone (46) 3220-1504, e pela Secretaria Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação, telefone (46) 3220-6080.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários