Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município promoveu campanhas de vacinação contra brucelose

Imunização dos bovinos alcançou 100% das comunidades com produção leiteira

 

Desde o início de 2018, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, está realizando a vacinação de bovinos contra a brucelose. No total, 530 animais, de 3 a 8 meses, foram imunizados, alcançando 100% das comunidades que se dedicam a produção leiteira. A campanha é realizada gratuitamente, bastando ao proprietário se inscrever junto à Secretaria.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, ressalta a importância da campanha. “Nosso objetivo é garantir tanto a saúde dos animais, quanto o cumprimento da legislação. Por isso, desenvolvemos essa campanha a custo zero aos produtores, que só precisam cadastrar os animais e, no dia da vacinação, prendê-los e disponibilizar um botijão de gás para realizarmos o procedimento de marcação do gado vacinado”, salienta o secretário.

O médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Fabiano Alves da Silva, explica que a vacinação combate a doença, que é causada pela bactéria Brucella abortus. “A brucelose é uma zoonose infectocontagiosa, ou seja, ela pode ser transmitida tanto para outros animais, por meio do contato, ingestão de alimentos e bebidas contaminadas e secreções, quanto para os seres humanos, por meio do leite cru e seus derivados”, informou ele.

“Por isso a importância de realizarmos a campanha, pelo menos, três vezes ao ano, para que possamos alcançar o número máximo de animais imunizados, tendo em vista que esta vacina é de caráter obrigatório por órgão fiscalizador, garantindo a sanidade do gado e a qualidade do leite”, afirmou Fabiano.

Para a produtora Cleide Scalabrin, da Comunidade de Rio Gavião, a campanha garante a saúde dos animais. “A principal renda da nossa propriedade é a produção de leite, logo, é muito importante manter sempre em dia as vacinas, mantendo o animal sadio”, conta Cleide, que vacinou 14 animais na última etapa de 2018, realizada durante o mês de setembro.

Para mais informações ou para cadastrar animais para a próxima etapa da campanha, que acontece em janeiro, basta ir até a Secretaria de Agricultura, junto à Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, ou entrar em contato pelos telefones 3220-1502 ou 3220-1504.

 

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários